Banco de Portugal prolonga prazo para bancos reportarem evolução do crédito

  • Lusa
  • 23 Abril 2020

Há novas regras de reporte de informação para os bancos devido ao contexto da pandemia de Covid-19. Foi adiado para junho o prazo de envio de informação sobre a carteira de crédito.

O Banco de Portugal divulgou novas normas para reporte de informação pelos bancos, devido ao contexto provocado pela pandemia de Covid-19, adiando para junho o prazo de envio de informação sobre a carteira de crédito.

Segundo a carta-circular divulgada esta quinta-feira, o reporte de informação financeira em base individual e o reporte de informação para fins de supervisão aplicável às sociedades financeiras passa a ter como data-limite 12 de junho, mais um mês do que o prazo anteriormente definido (12 de maio).

A informação sobre empresas incluídas no perímetro de consolidação e sobre a evolução da carteira de crédito, que tinha como prazo 30 de abril, é permitido o envio até 12 de junho.

Já o reporte sobre os planos de financiamento, que devia ter sido entregue até 31 de março, foi adiado para 31 de maio.

O Banco de Portugal já tinha publicado cartas-circulares a prorrogar prazos de reporte de informação.

Na carta-circular de hoje, sobre flexibilização adicional relacionada com o reporte de informação, o regulador e supervisor bancário diz que é de “particular importância” a qualidade da informação financeira e prudencial no atual contexto económico, pelo que “considera adequado, com base num juízo sobre a sua criticidade para o exercício das diversas funções, que possa ser prorrogado o prazo de envio”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco de Portugal prolonga prazo para bancos reportarem evolução do crédito

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião