Liga de futebol regressa no final do mês de maio

O Governo anunciou esta quinta-feira que os jogos da Liga Nos deverão regressar no final do mês de maio, se a evolução da pandemia assim permitir.

A Liga Nos poderá ser retomada a partir do fim de semana de 30 e 31 de maio, com jogos à porta fechada, anunciou o Governo. Mas o reinício das competições ainda está sujeita à aprovação pela Direção-Geral de Saúde do protocolo sanitário apresentado pela Liga Portugal e condicionado à avaliação dos estádios que cumprem as condições necessárias para o regresso do futebol.

“A partir de segunda-feira, a prática de desportos individuais ao ar livre será permitida. E, no final do mês, poder-se-á retomar a competição profissional da primeira liga de futebol”, revelou Siza Vieira, depois de explicar as três fases do plano de reabertura da economia após o Estado de Emergência decretado em março.

Mais tarde, o primeiro-ministro acrescentou que a DGS ainda vai avaliar o protocolo sanitário apresentado pela Liga Portugal, entidade que organiza a competição, para decidir se as competições de futebol podem ser retomadas. António Costa lembrou que a medicina no trabalho no futebol é mais avançada do que noutras atividades e que os futebolistas são um grupo de menor risco tendo em conta a sua atividade física.

António Costa revelou ainda que será feita uma avaliação aos estádios para verificar se cumprem os requisitos de segurança necessários à realização dos jogos.

Todos os jogos serão realizados à porta fechada, sem a presença de público nas bancadas. Isto será válido para as partidas a contar para a Liga, mas também para a final da Taça de Portugal entre o Benfica e o FC Porto.

Desde meados de março que as competições desportivas estão suspensas, incluindo a Liga Nos, quando faltavam 10 jornadas para o fim.

Vários países europeus já deram por finalizados os respetivos campeonatos nacionais. Por cá, os clubes pediram o regresso do futebol para voltarem a ter receitas, nomeadamente dos direitos de transmissão televisiva.

O FC Porto lidera a Liga Nos, com 60 pontos, mais um ponto do que o Benfica, que segue na segunda posição. O Sporting de Braga está na terceira posição, com 46 pontos, enquanto o Sporting assume o quarto lugar, com 42 pontos.

(Notícia atualizada às 18h40 com declarações de António Costa)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Liga de futebol regressa no final do mês de maio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião