Pablo Forero reforma-se. Pedro Oliveira e Costa vai ser CEO do BPI
João Pedro Oliveira e Costa, de 54 anos, atual vogal do Conselho de Administração e da Comissão Executiva, foi o escolhido para suceder a Forero.
Pablo Forero vai sair da liderança do BPI. O espanhol anunciou que vai reformar-se, tendo sido escolhido o nome de João Pedro Oliveira e Costa, de 54 anos, atual vogal do Conselho de Administração e da Comissão Executiva, para o suceder.
“O presidente da Comissão Executiva do Banco BPI, Pablo Forero, de 64 anos, comunicou ao conselho de administração a sua decisão de se reformar no final do seu mandato”, refere o banco controlado pelo Caixabank em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Forero assumiu a liderança do BPI em abril de 2017, meses depois de ter sido concluída a OPA do banco catalão sobre a instituição financeira portuguesa. Foi anunciado como o sucessor de Fernando Ulrich em fevereiro, assumindo dois meses depois o mandato que agora chega ao fim.
“O BPI está num dos momentos mais fortes da sua história, muito motivado, bem capitalizado, com grande dinamismo comercial e por isso entendo que este é o momento apropriado para passar o testemunho a um novo presidente executivo, português, formado na casa e respeitado por todos”, diz Forero numa nota de despedida.
“Sinto-me muito orgulhoso por ter sido acompanhado nestes três anos pela excelente equipa diretiva do Banco BPI, sentindo sempre um grande apoio, compromisso e profissionalismo de todos os colaboradores do Banco. Sempre entendi esta posição como transitória e considero agora que a minha missão está cumprida”, remata.
Fernando Ulrich aplaude “a forma exemplar como Pablo Forero comandou a equipa executiva, composta por quadros do BPI, o excelente relacionamento entre ambos e, sobretudo, os resultados obtidos durante o seu mandato”. O BPI tem alcançado lucros de forma consecutiva nos anos da liderança de Forero, chegando a um resultado líquido de 327,9 milhões em 2019.
Oliveira e Costa é o homem que se segue
Perante a decisão de Forero, o conselho de administração do Banco BPI, “tomou conhecimento desta intenção e decidiu indigitar para o mandato 2020-2022, em substituição de Pablo Forero, João Pedro Oliveira e Costa, 54 anos, atual vogal do Conselho de Administração e da Comissão Executiva”, acrescenta.
“A eleição do indigitado presidente da Comissão Executiva só se concretizará depois da necessária aprovação das autoridades de supervisão”, nomeadamente o Banco de Portugal.
João Pedro Oliveira e Costa agradece a confiança depositada pelo CaixaBank, o seu presidente executivo, Gonzalo Gortázar, bem como por Fernando Ulrich, chairman do BPI, e daquele a quem irá suceder, Forero. “Sei que conto com o apoio e a lealdade de uma grande equipa, que aprendi a respeitar ao longo de muitos anos de trabalho conjunto, baseado em valores e princípios muito fortes, que sustentam a distinta identidade do BPI”, disse.
O futuro CEO do BPI diz que conhece bem “os desafios difíceis e o tempo de incerteza que nos esperam”, referindo-se à forte recessão provocada pela pandemia de Covid-19, mas “sabemos também que podemos dispor dos recursos necessários para vencer e não duvidamos um segundo da nossa capacidade, da nossa vontade e da nossa determinação.”
(Notícia atualizada às 8h59 com mais informação)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Pablo Forero reforma-se. Pedro Oliveira e Costa vai ser CEO do BPI
{{ noCommentsLabel }}