SIC lidera audiências há 100 dias e bate recorde com 20 anos

  • Lusa
  • 5 Maio 2020

A SIC é líder há 100 dias consecutivos, batendo um recorde próprio de há 20 anos. O grupo Impresa diz que ainda não sofreu impactos relevantes na sua atividade decorrentes do surto do vírus.

A SIC lidera as audiências há 100 dias consecutivos, batendo um recorde com 20 anos que tinha sido atingido pela própria estação, anunciou esta terça-feira o canal do grupo Impresa.

Em comunicado, a SIC refere que “venceu 122 dos 125 dias de 2020 e já leva 100 dias de vitórias consecutivas”, segundo dados da GfK/CAEM.

Aliás, “a última vez que uma estação de televisão em Portugal conseguiu um tão longo período ininterrupto de dias consecutivos de liderança foi a própria SIC, há 20 anos”, sublinha a estação do grupo Impresa.

E numa incrível coincidência de datas, uma vez que tal feito remonta a 5 de maio de 2000, exatos 20 anos sobre o dia de hoje“, aponta.

Em abril, a SIC manteve-se como “o canal mais visto da televisão portuguesa com 20,1% de ‘share’ a uma distância de 6,3 pontos percentuais para a TVI”.

A SIC diz que “é líder há 15 meses consecutivos e lidera no ano de 2020 com 20,2% de ‘share'”, acrescentando que os “10 programas mais vistos da televisão portuguesa em março e em abril foram todos na SIC”.

O resultado líquido da SIC subiu 31,5% no ano passado, face a 2018, para 15,3 milhões de euros, com o total de receitas a progredirem 6,8% para 155,2 milhões de euros. O resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) subiu 35% para 27 milhões de euros.

De acordo com o relatório anual da SIC publicado esta terça-feira na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (os dados operacionais já tinham sido divulgados em 2 de março, aquando dos resultados anuais do grupo Impresa), a estação conta consolidar os “bons resultados atingidos em 2019, com foco no crescimento do EBITDA e melhoria da margem operacional”.

“Tendo sido aprovado o Plano Estratégico para o triénio 2020-2022, a SIC e a Impresa complementarão as suas atuais atividades com o crescimento para novas plataformas, indo ao encontro de mais e novas audiências e aumentando e diversificando o seu portfolio de conteúdos”, refere o relatório.

“Até à data de aprovação das demonstrações financeiras pelo Conselho de Administração, o grupo não sofreu impactos relevantes na sua atividade decorrentes do surto do vírus covid-19 que tem vindo a propagar-se à escala mundial, e também em Portugal“, lê-se no relatório.

O grupo está a fazer “um levantamento dos potenciais impactos do vírus covid-19 na sua atividade e consequente definição de um plano de resposta, tendo em curso a implementação de um plano de contingência para assegurar o regular funcionamento das suas operações, em particular da continuidade das emissões dos diversos canais de televisão explorados”, prossegue.

Face à incerteza relativamente à pandemia, “não é possível neste momento antecipar quais os impactos financeiros que poderão vir a decorrer para o grupo”, refere, destacando “a atividade da SIC, a qual desempenha um papel particularmente importante neste tipo de situações, em que a procura de informação atualizada, rigorosa e credível ganha ainda maior preponderância”.

“O grupo Impresa monitorizará as implicações económicas” da covid-19, “e, em particular, a identificação de potenciais fontes de risco para a sua atividade”, conclui.

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