Voos entre Portugal e Itália continuam suspensos até 19 de maio

O Governo alargou a suspensão de todos os voos de e para Itália por mais 14 dias, a contar a partir da meia-noite desta quarta-feira.

Os voos entre Portugal e Itália vão manter-se suspensos, pelo menos, até dia 19 de maio. O Governo decidiu prorrogar novamente a suspensão das ligações comerciais, com exceção do transporte de carga e correio, bem como, de aeronaves fretadas pelo Estado, em missão humanitária ou emergência médica, ou aviões de combate a incêndios.

O despacho publicado esta quarta-feira em Diário da República determina que a prorrogação da suspensão de voos para território italiano “produz efeitos a partir das 00h00 horas do dia 6 de maio de 2020″, por um período de 14 dias, ou seja, até 19 de maio.

A decisão é justificada pelo facto de “a situação pandémica em Itália ainda continuar a merecer cuidados excecionais”, pelo que “persistem os os motivos subjacentes à suspensão em apreço” e se “impõe uma nova prorrogação do Despacho n.º 3186-D/2020, de 10 de março”, lê-se no despacho conjunto assinado pelo Ministério da Administração Interna e pelo Ministério da Saúde.

Tal como aconteceu nas suspensões anteriores, o Governo garante uma exceção para “os voos das aeronaves que integram ou venham a integrar o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais”. Estão ainda excluídos desta medida, os “voos das aeronaves do Estado, voos para transporte exclusivo de carga e correio, bem como de caráter humanitário ou emergência médica e as escalas técnicas para fins não comerciais”, informa o Executivo.

Os voos de e Itália estão suspensos desde o dia 10 de março, sendo que até esta quarta-feira já se verificaram três prorrogações. A medida de extensão do prazo de suspensão de voos acontece numa fase em que Itália tenta um regresso gradual à atividade.

Quando o surto de Covid-19 chegou à Europa, Itália foi considerada o principal foco da pandemia no Velho Continente, mas na terça-feira o Reino Unido ultrapassou o país no número de mortos. Em Itália, há já 213.013 casos confirmados, sendo que 29.315 pessoas já morreram vitimas da doença.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Voos entre Portugal e Itália continuam suspensos até 19 de maio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião