Lucro da REN cai 67,5% para 4,3 milhões no 1.º trimestre

  • Lusa
  • 7 Maio 2020

A empresa aponta que os resultados foram impactados pela queda do EBITDA e pela contribuição extraordinária sobre o setor energético.

A REN – Redes Energéticas Nacionais registou 4,3 milhões de euros de lucro no primeiro trimestre, menos 67,5% do que em igual período de 2019, foi esta quinta-feira anunciado.

“A REN registou um resultado líquido de 4,3 milhões de euros no primeiro trimestre de 2020, um recuo de 8,9 milhões de euros em comparação com o período homólogo”, indicou, em comunicado, a empresa liderada por Rodrigo Costa. Em comparação com o primeiro trimestre de 2019, os resultados apresentam uma redução de 67,5%.

De acordo com a gestora das redes energéticas, os resultados foram impactados pela queda do EBITDA (resultados antes de impostos, juros, amortizações e depreciações) e pela contribuição extraordinária sobre o setor energético (CESE) que, pela primeira vez, “incorporou a Portgás, e assim aumentou a taxa efetiva de imposto paga pelo grupo para 43,9%”.

Entre janeiro e março, o EBITDA da REN totalizou 118,9 milhões de euros, o que traduz uma redução de 5,1%.

Por sua vez, os resultados financeiros, no período em causa, foram negativos em 13,6 milhões de euros, valor que compara com os – 15,5 milhões de euros apurados no primeiro trimestre de 2019. Já o investimento (capex) até março foi de 27 milhões de euros, mais 60,5% do que no período homólogo, com a eletricidade a representar 76% do montante total.

Nos primeiros três meses do ano, a dívida líquida da empresa situou-se em 2.759,3 milhões de euros, uma progressão de 5,2% face a igual período do ano anterior, “reflexo da aquisição e consolidação da Transemel em outubro de 2019”.

Na sessão desta quinta-feira da bolsa, as ações da REN cederam 0,61% para 2,43 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lucro da REN cai 67,5% para 4,3 milhões no 1.º trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião