Número de infetados sobe 0,6% em Portugal. Há 1.135 mortos

Último balanço da DGS conta 175 novos casos de infeção pelo novo coronavírus em 24 horas e ainda mais nove mortes provocadas pela pandemia de Covid-19.

Foram confirmados 175 novos casos de coronavírus em Portugal nas últimas 24 horas, um ritmo de crescimento de 0,6% face ao dia anterior. O total de infetados sobe assim para 27.581. O último balanço da Direção-Geral de Saúde (DGS) dá ainda conta de mais nove vítimas mortais provocadas pelo vírus do Covid-19, aumentando para 1.135 o número total de mortos.

Pelo segundo dia seguido, a taxa de crescimento de novos casos ficou abaixo dos 1%, isto no dia em que termina a primeira semana de desconfinamento. Este sábado, a ministra da Saúde tinha dito que os primeiros sinais foram “encorajadores” no sentido de o surto se manter controlado apesar a reabertura da economia.

De acordo com o boletim do dia, que diz respeito a informação até às 00h00, o número de internamentos voltou a cair: há agora 815 doentes internados nos hospitais (-18 casos face ao dia anterior), dos quais 112 estão em unidades de cuidados intensivos (-8 casos).

Em relação aos recuperados, meia centena de doentes recuperou nas últimas 24 horas, aumentando para 2.549 o total de recuperações.

No Norte, foram confirmados 98 novos casos, com a região a contabilizar 15.854 infeções, cerca de 60% do total do país. Na região de Lisboa foram registados mais 76 casos, para um total de 7.242 casos.

Boletim epidemiológico de 10 de maio de 2020.DGS

Se número de casos for “elevado”, autoridades de saúde podem travar futebol

Três dos novos casos foram reportados pelo Vitória de Guimarães, anunciou o clube minhoto este sábado. Estão a ser realizados testes às equipas de futebol que competem na primeira liga, com vista ao regresso do campeonato no último fim de semana de maio. Mas a retoma da Liga Nos poderá nem acontecer se houver um número “elevado” de jogadores infetados.

“É uma situação complexa: conciliar retorno da competição com as regras de segurança”, disse Graça Freitas, diretora da DGS, em conferência de imprensa.

“Em relação a linhas vermelhas, são difíceis de as definir. Mas se os testes que se preconizam às equipas derem número elevado de pessoas positivas, aí terá de ser equacionado pelas autoridades de saúde a nível nacional, regional e local, é assim que está previsto“, explicou Graça Freitas.

A diretora esclareceu que há medidas previstas e testagens aos jogadores e disse que as autoridades vão aguardar pela evolução para ver se o campeonato de futebol poderá ser retomado.

A este respeito, Marta Temido disse que Portugal está a olhar para outros países, como a Alemanha, cujas competições vão regressar na próxima semana. “Estamos a aperfeiçoar o nosso pensamento”, disse a ministra da Saúde.

(Notícia atualizada às 14h07)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Número de infetados sobe 0,6% em Portugal. Há 1.135 mortos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião