Hoje nas notícias: Apoios, exames regionais e hospitais

  • ECO
  • 11 Maio 2020

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Esta segunda-feira a atualidade noticiosa mantém o foco nos temas relacionadas com a pandemia. Sobre os apoios do Estado, conclui-se que o mesmo salário bruto pode dar lugar a um apoio significativamente diferente. Além disso, nota para os hospitais de campanha que vão manter-se abertos até ao final de julho e as dúvidas dos pais em relação à abertura das creches. Fora do coronavírus, destaque para os exames e ingressos regionais para os alunos do profissional e Carolina Berardo, mulher de Joe Berardo, que quer ver a penhora levanta.

Governo desenha apoios “muito diferentes” para salários iguais

De acordo com as simulações solicitadas pelo Jornal de Negócios à Deloitte, trabalhadores com o mesmo salário podem ter acesso a apoios públicos “muito diferentes”. Em melhor situação estão os trabalhadores cuja função e salário não foram afetados uma vez que conseguem trabalhar à distância. Contudo, noutras situações, tendo como referência um salário líquido de 1.125 euros, este pode cair 14%, 41% ou 43% consoante o apoio. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Alunos dos profissionais vão ter fazer exames e candidatarem-se por região

Os estudantes dos profissionais vão fazer teste na escola mais próxima da sua residência e vão poder candidatar-se a todas as instituições da região (Norte, Centro ou Sul) que abrirem vagas para este concurso especial. Segundo o Público, a iniciativa partiu dos institutos politécnicos, mas também contará com a presença de universidades. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Hospitais de campanha mantêm-se até ao final de julho

Por todo o país, desde o início da pandemia em Portugal, foram construídos vários hospitais de campanha de apoio aos normais serviços do SNS para acautelar uma situação de maior procura de doentes do novo coronavírus. Estes não vieram a ser necessários desde então e deverão fechar até ao final de julho. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (link indisponível).

Pais questionam planos de reabertura das creches

O i noticia que se multiplicam as petições que questionam os planos de reabertura das creches para as crianças. Ao jornal, uma psicóloga considera ser “contranatura” que as crianças estejam separadas uma vez que isso “desvirtua” o objetivo de socialização. “Vamos ter de nos reinventar, nos cheiros, nos sons, em tudo”, diz Rita Jonet. Leia a notícia completa no jornal i (link indisponível).

Mulher de Berardo quer ver penhora levantada

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) penhorou a Berardo 5.158 euros, no âmbito de um processo para recuperar uma dívida de quase 50,2 milhões de euros, mas a sua mulher, Carolina Berardo, alega que é dona de metade do dinheiro. A mesma entidade bancária tentou penhorar os salários de Berardo nas 43 empresas onde exerce cargos, mas foi informada que Berardo não tem ordenado. Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Apoios, exames regionais e hospitais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião