5 coisas que vão marcar o dia

No dia em que a CIP apresenta os resultados de mais um inquérito às empresas sobre o lay-off, o Banco de Portugal revela como é que a pandemia afetou os hábitos de pagamento dos portugueses.

A semana arranca com a publicação dos resultados de mais um inquérito feito pela CIP às empresas portuguesas sobre o lay-off, enquanto o Banco de Portugal mostra o impacto que a pandemia teve nos hábitos de pagamento dos portugueses. E no mesmo dia em que o INE publica dados sobre as receitas fiscais, o Eurostat dá um panorama sobre o trabalho precário na UE e em Portugal.

CIP apresenta resultados do inquérito às empresas sobre o lay-off

A Confederação Empresarial de Portugal (CIP) vai apresentar os resultados do inquérito feito semanalmente às empresas portuguesas sobre o recurso ao lay-off simplificado. O objetivo é recolher informação atualizada sobre a posição das empresas e sobre o impacto que estas estão a sentir. Na semana passada, a CIP adiantou que os pedidos das empresas às linhas de apoio lançadas pelo Governo tinham batido os 9,3 mil milhões de euros.

Como é que a pandemia afetou os hábitos de pagamento dos portugueses?

O Banco de Portugal (BdP) vai divulgar esta segunda-feira o Relatório de Sistemas de Pagamentos referentes ao ano passado, mas com um balanço atualizado do impacto que a pandemia de coronavírus teve nos hábitos de pagamentos dos portugueses e nas operações com cartões de pagamento. Esta crise provocou uma “redução sem precedentes na utilização de cartões de pagamento” em março, tendo-se observado uma queda de 19,4% em número e 10,2% em valor, comparativamente com o mesmo mês do ano passado.

Como evoluíram as receitas fiscais no ano passado? INE responde

Esta segunda-feira é dia de saber como evoluíram as receitas fiscais no ano passado e será o Instituto Nacional de Estatística (INE) a dar essa resposta. Entre esses dados estará incluída a carga fiscal, que poderá ser revista. Em 2019, o volume de impostos coletados pelo Estado aumentou 6,5% e atingiu 71,4 mil milhões de euros. Além disso, será dada informação mais detalhada sobre os impostos que mais subiram no ano passado.

Quantos contratos de trabalho precários existem na UE? E em Portugal?

O Eurostat vai mostrar esta segunda-feira um panorama do mercado de trabalho na União Europeia, nomeadamente no que diz respeito aos contratos precários. Os últimos dados mostram que, entre 2008 e 2017 havia mais de 130 mil contratos instáveis, de curta duração e com salários baixos. Portugal era, há três anos, o segundo país europeu onde o trabalho precário mais cresceu.

Sonaecom apresenta contas do primeiro trimestre

Hoje é dia de a Sonaecom apresentar os resultados dos primeiros três meses do ano, que já deverão incorporar o impacto do coronavírus, que começou a ser sentido em março. No mesmo período do ano passado, a subsidiária do Grupo Sonae com ativos nas áreas da tecnologia, media e telecomunicações viu os lucros mais do que duplicarem para 11,1 milhões de euros, um resultado que se deveu à venda da startup Saphety.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião