Revista de imprensa internacional

Espanha alivia medidas de confinamento a partir desta segunda-feira, numa altura em que a CE quer criar um novo instrumento de ajuda à solvência de forma a restaurar o capital das empresas europeias.

A pandemia de Covid-19 continua a marcar a atualidade internacional. Em Espanha, o início da semana é marcado pelo alivio das medidas de confinamento. A Comissão Europeia quer criar um novo instrumento de ajuda à solvência, através do novo Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027 (orçamento europeu), para restaurar o capital das empresas europeias sistémicas. Na China, apesar da recuperação no mercado de carros elétricos, a Tesla viu as vendas do modelo 3 caíram mais de 64% no mês de abril em relação ao mês anterior. Na Arábia Saudita, ministro das Finanças, anunciou que vai triplicar a taxa de IVA de 5% para 15% a 1 de julho e suspender os apoios ao custo de vida dos funcionários públicos.

El País

Espanha alivia medidas de confinamento. Madrid e Barcelona aguardam mais uns dias

Metade da população de Espanha beneficia a partir desta segunda-feira de mais um alívio das medidas contra a pandemia de Covid-19, numa altura em que continua a baixar o número diário de mortes. A chamada “fase um” do plano de transição para a nova normalidade prevê, entre outras medidas, a abertura do pequeno comércio sem necessidade de marcação prévia, das esplanadas, desde que tenham até um máximo de 50% da sua ocupação, e a possibilidade de reuniões até dez pessoas. Todavia, Madrid e Barcelona, zonas mais afetadas pela pandemia, vão estar mais alguns dias na fase zero.

Leia a notícia completa no El País (acesso livre, conteúdo em espanhol).

Politico

Comissão quer instrumento para entrar no capital de empresas europeias

A Comissão Europeia quer criar um novo instrumento de ajuda à solvência, através do novo Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027 (orçamento europeu), para restaurar o capital das empresas europeias sistémicas, começando já em 2020. O instrumento ainda não está desenhado, mas a intenção tornada pública pelo vice-presidente da Comissão, Valdis Dombrovskis, trata-se de uma inovação em Bruxelas. Para Dombrovskis esta medida serve essencialmente para os países pequenos que não têm a mesma capacidade da Alemanha ou França para apoiar os “campeões nacionais”.

Leia a notícia completa no Politico.eu (acesso livre, conteúdo em inglês).

Reuters

Vírus e queda do petróleo leva a austeridade na Arábia Saudita

A Arábia Saudita vai triplicar a taxa de IVA de 5% para 15% a 1 de julho e suspender os apoios ao custo de vida dos funcionários públicos. O anúncio foi feito pelo ministro das Finanças do país, Mohammed al-Jadaan, esta segunda-feira e trata-se de uma estratégia para recuperar a saúde das finanças públicas que estão a ser afetadas pela queda significativa do petróleo, em grande parte provocada pela própria Arábia Saudita, e a recessão mundial na sequência da pandemia. No primeiro trimestre deste ano, o défice orçamental foi de nove mil milhões de dólares.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês).

CNBC

Vendas do Tesla Model 3 na China caem 64% em abril

Apesar da recuperação no mercado de carros elétricos na China, onde se assiste a um aumento mensal de 9,8% nas vendas de automóveis elétricos, as vendas do modelo 3 da Tesla na China caíram mais de 64% no mês de abril em relação ao mês anterior. A Tesla vendeu 3.635 automóveis Modelo 3 em abril, contra 10.160 em março, informou a Associação de Automóveis de Passageiros da China (CPCA).

Leia a notícia completa na CNBC (acesso livre, conteúdo em inglês).

South China Morning Post

Chefes de laboratório de Wuhan insistem na segurança das instalações

Os principais responsáveis do Instituto de virologia de Wuhan insistiram em aderir a normas de segurança rigorosas, na sequência de alegações de que o coronavírus que provoca o Covid-19 era originário do laboratório. “Adotámos uma série de medidas para garantir que nenhum vírus possa sair do nosso laboratório”, disse Yuan Zhiming, diretor do laboratório estatal de biossegurança de Wuhan. Os cientistas descartaram a possibilidade de o vírus ter sido produzido pelo homem, mas a teoria de que o vírus se propagou acidentalmente do laboratório continua a circular, tendo o Presidente dos EUA, Donald Trump, afirmado que tinha visto provas que sustentavam a alegação.

Leia a notícia completa no South China Morning Post (acesso pago, conteúdo em inglês)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião