Domingues sai mesmo da CGD sem esperar por Macedo

  • Marta Santos Silva
  • 2 Janeiro 2017

O resto da equipa vai assegurar o período de transição de liderança na Caixa até o BCE dar luz verde à equipa de Paulo Macedo.

António Domingues vai sair da Caixa Geral de Depósitos, não tendo aceitado o pedido de se manter à frente do banco público durante os dias que ainda faltam para a equipa de Paulo Macedo tomar posse. Os membros da equipa de Domingues que se mantém vão assegurar a transição, confirmou ao ECO fonte do Ministério das Finanças.

Ao contrário do que tinha sido inicialmente avançado pelo Ministério, António Domingues sai, assim, antes da tomada de posse de Paulo Macedo, que precisa da luz verde do Banco Central Europeu. Já este domingo o Jornal de Negócios avançava esta saída, que terá sido comunicada a Mário Centeno na sexta-feira, segundo o jornal.

“O período de transição será inteiramente assegurado pelos membros da atual Administração que mantêm os respetivos mandatos, sendo expectável que a nova equipa tome posse nos próximos dias”, disse ao ECO fonte do Ministério das Finanças. “Confirma-se que António Domingues declinou o pedido feito para se manter em funções por mais uns dias”.

Ainda não se sabe quando o Banco Central Europeu dará o aval à nova equipa para liderar a CGD, já que as regras são omissas, referindo apenas que “tudo depende da informação disponível”, da “rapidez com que o supervisor nacional reúne a informação relevante” e da “quantidade de informação adicional que o BCE necessite”.

A capitalização do banco público começa já esta quarta-feira, dia 4 de janeiro, começando com a conversão dos CoCo’s em capital e com a entrada da Parcaixa para o balanço do banco público.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Domingues sai mesmo da CGD sem esperar por Macedo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião