Powell: “Mais apoio orçamental pode ser caro, mas valioso para evitar efeitos económicos de longo prazo”

A resposta do Congresso e do banco central dos EUA à crise pandémica está a ser rápida e eficaz, na opinião de Jerome Powell. O presidente da Fed alerta, no entanto, para o longo prazo.

Se os estímulos monetários e orçamentais foram rápidos a reagir à crise económica causada pela pandemia de Covid-19 nos Estados Unidos, a preocupação é agora o longo prazo. O presidente da Reserva Federal (Fed) norte-americana Jerome Powell garante o banco central continua disposto a reforçar o apoio e pede ao Congresso que faça o mesmo.

“A resposta política generalizada até ao momento disponibilizou uma medida de alívio e estabilidade e dará apoio à recuperação, quando esta chegar. Mas a crise do coronavírus aumenta também as preocupações a longo prazo“, disse Powell, numa conferência online do Peterson Institute for International Economics.

O presidente da Fed lembra que profundas recessões como a que se avizinha podem causar “danos duradouros” na produtividade, penalizar o crescimento económico durante anos e desencorajar o investimento privado. “O resultado poderá ser um prolongado período de baixa produtividade e estagnação dos salários”, alerta.

“Devemos fazer tudo o que pudermos para evitar estes resultados e isso poderá implicar medidas adicionais. Na Fed continuaremos a dar o máximo uso às nossas ferramentas até que a crise passe e a recuperação económica esteja em curso”, sublinhou Powell. “Mais apoio orçamental poderá ser caro, mas valioso se ajudar a prevenir danos económicos de longo prazo e permitir uma recuperação mais forte“, acrescentou.

Apesar de sinalizar a sua opinião, o norte-americano voltou a deixar claro que esta é uma competência do Congresso. A ser aprovadas mais medidas irão juntar-se aos 2,9 biliões de dólares (cerca de 14% do PIB dos EUA) em estímulos orçamentais às famílias e empresas.

Do lado da política monetária, as medidas sem precedentes da Fed incluem uma mega rede de segurança para empresas famílias, governo central e até regional, que totaliza 2,3 biliões de dólares de forma direta e outros 3,7 biliões de forma indireta.

Na última reunião de política monetária do banco central, realizada a 29 de abril, o comité responsável decidiu manter tanto as taxas de juro como os programas de estímulos à economia inalterados. Mas Powell já tinha alertado para a necessidade de um reforço nas medidas e garantiu que vai usar todos os instrumentos disponíveis.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Powell: “Mais apoio orçamental pode ser caro, mas valioso para evitar efeitos económicos de longo prazo”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião