Produção automóvel afunda 96% em abril. Saíram apenas 1.238 carros das fábricas portuguesas
A produção automóvel esteve quase parada no mês passado. Setor foi penalizado pela paralisação da fábrica de Palmela da Autoeuropa, a maior exportadora do país, durante parte de março e abril.
Foram produzidos apenas 1.238 veículos automóveis ligeiros e pesados em Portugal, em abril. No mês em que a Autoeuropa esteve parada, verificou-se uma queda de 95,7% face ao período homólogo. Pela primeira vez, não houve um único carro comercial ligeiro produzido no país, segundo mostram dados da ACAP – Associação Automóvel de Portugal.
A produção de ligeiros de passageiros caiu 94,8% para apenas 1.232 veículos, aos quais acrescem apenas seis veículos pesados, ou seja menos 98,5% que em abril do ano passado.
“Em termos acumulados, no primeiro quadrimestre de 2020, registou-se um decréscimo de 36,3% em comparação com o período homólogo, correspondendo a 78.442 unidades fabricadas em 2020″, diz a ACAP.
Neste período, pesou a paralisação da fábrica de Palmela da Autoeuropa, a maior exportadora do país, entre 17 de março e 27 de abril, sendo que a retoma já começou de forma gradual.
Produção automóvel em Portugal
“A informação estatística relativa aos quatro meses de 2020 confirma a importância que as exportações representam para o setor automóvel já que 98,1% dos veículos fabricados em Portugal têm como destino o mercado externo, o que, sublinhe-se, contribui de forma significativa para a balança comercial portuguesa”, sublinha a associação.
A Europa continuou a ser o mercado líder nas exportações dos veículos fabricados em território nacional, com 97,5% do total a ser enviado para outros países. A Alemanha (19,6%), França (16,7%), Itália (15,7%), Espanha (11,2%) e Reino Unido (9,9%) estão no topo do ranking.
Além da produção, também a montagem de veículos automóveis em Portugal caiu em abril de 2020. Foram montados 12 veículos pesados, tendo representado um decréscimo de 96% face a igual mês do ano de 2019. No primeiro quadrimestre de 2020, a montagem de veículos pesados apresentou uma queda de 86,8% para apenas 181 veículos montados em 2020.
“Pela primeira vez, nenhum dos veículos montados em Portugal foi exportado. Ainda assim, 80,7% dos veículos montados nos quatro meses do ano foram exportados”, acrescenta a ACAP.
(Notícia atualizada às 15h40)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Produção automóvel afunda 96% em abril. Saíram apenas 1.238 carros das fábricas portuguesas
{{ noCommentsLabel }}