Produção automóvel afunda 96% em abril. Saíram apenas 1.238 carros das fábricas portuguesas

  • ECO
  • 14 Maio 2020

A produção automóvel esteve quase parada no mês passado. Setor foi penalizado pela paralisação da fábrica de Palmela da Autoeuropa, a maior exportadora do país, durante parte de março e abril.

Foram produzidos apenas 1.238 veículos automóveis ligeiros e pesados em Portugal, em abril. No mês em que a Autoeuropa esteve parada, verificou-se uma queda de 95,7% face ao período homólogo. Pela primeira vez, não houve um único carro comercial ligeiro produzido no país, segundo mostram dados da ACAP – Associação Automóvel de Portugal.

A produção de ligeiros de passageiros caiu 94,8% para apenas 1.232 veículos, aos quais acrescem apenas seis veículos pesados, ou seja menos 98,5% que em abril do ano passado.

Em termos acumulados, no primeiro quadrimestre de 2020, registou-se um decréscimo de 36,3% em comparação com o período homólogo, correspondendo a 78.442 unidades fabricadas em 2020″, diz a ACAP.

Neste período, pesou a paralisação da fábrica de Palmela da Autoeuropa, a maior exportadora do país, entre 17 de março e 27 de abril, sendo que a retoma já começou de forma gradual.

Produção automóvel em Portugal

Fonte: ACAP

“A informação estatística relativa aos quatro meses de 2020 confirma a importância que as exportações representam para o setor automóvel já que 98,1% dos veículos fabricados em Portugal têm como destino o mercado externo, o que, sublinhe-se, contribui de forma significativa para a balança comercial portuguesa”, sublinha a associação.

A Europa continuou a ser o mercado líder nas exportações dos veículos fabricados em território nacional, com 97,5% do total a ser enviado para outros países. A Alemanha (19,6%), França (16,7%), Itália (15,7%), Espanha (11,2%) e Reino Unido (9,9%) estão no topo do ranking.

Além da produção, também a montagem de veículos automóveis em Portugal caiu em abril de 2020. Foram montados 12 veículos pesados, tendo representado um decréscimo de 96% face a igual mês do ano de 2019. No primeiro quadrimestre de 2020, a montagem de veículos pesados apresentou uma queda de 86,8% para apenas 181 veículos montados em 2020.

Pela primeira vez, nenhum dos veículos montados em Portugal foi exportado. Ainda assim, 80,7% dos veículos montados nos quatro meses do ano foram exportados”, acrescenta a ACAP.

(Notícia atualizada às 15h40)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Produção automóvel afunda 96% em abril. Saíram apenas 1.238 carros das fábricas portuguesas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião