PS à beira da maioria absoluta 

  • ECO
  • 15 Maio 2020

Mesmo com toda a polémica em torno do Novo Banco, Costa e Centeno não saem penalizados e lideram as intenções de voto com 40,3%.

A pandemia está a beneficiar o partido socialista que volta a ganhar terreno no mês de maio. Segundo a sondagem da Intercampus para o Jornal Negócios (link indisponível) e o Correio da Manhã (acesso pago), 40,3% dos eleitores votariam nos socialistas, uma subida que acentua a vantagem do partido em comparação com o mês de abril (35,4%).

Quanto ao PSD a intenção de voto mantém-se igual ao mês anterior e situa-se nos 23,3%. O Bloco de Esquerda continua na terceira posição com 9%, apesar de uma queda em comparação com o mês anterior. O mesmo acontece com o Chega de André Ventura que cai de 7,8% para 6,8%. A CDU, com 5,9%, tem uma subida ligeira em relação a abril (5,8%). O PAN regista uma descida acentuada, para 3,6%, a mesma percentagem do CDS, que também perde eleitores nesta sondagem. Quem dá um salto, o segundo mais relevante nesta sondagem, é a Iniciativa Liberal, liderada por João Cotrim Figueiredo, que passa para 3,2% das intenções de voto.

Esta crise pandémica tem vindo a beneficiar António Costa, mesmo com toda polémica do Novo Banco e do choque com Mário Centeno, ministro das Finanças. O trabalho de campo decorreu entre 5 e 9 de maio, no decorrer da polémica do Novo Banco, quando o primeiro-ministro assumiu não ter sido informado do pagamento de 850 milhões de euros ao Fundo de Resolução.

Leia a ficha técnica da sondagem aqui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PS à beira da maioria absoluta 

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião