Covid-19: PCP propõe reforço de 25% do orçamento para SNS em 2020

  • Lusa
  • 15 Maio 2020

O PCP propôs um reforço de 25% em 2020 no Serviço Nacional de Saúde, 2.500 milhões de euros, para dar resposta à Covid-19, recuperar os atrasos noutros serviços de saúde e investir.

O PCP propôs esta sexta-feira um reforço de 25% em 2020 no Serviço Nacional de Saúde, 2.500 milhões de euros, para dar resposta à Covid-19, recuperar os atrasos noutros serviços de saúde causados pela epidemia e investir.

A proposta foi feita, em conferência de imprensa, por Jorge Pires, da comissão política do PCP, que admitiu ter a expectativa de PS “e outros partidos” virem a aceitar este plano de emergência dos comunistas, quando as propostas vierem a ser debatidas no parlamento, nos próximos meses.

Para “acabar com o subfinanciamento crónico a que foi sujeito por sucessivos governos”, disse, os comunistas defendem que sejam “reforçadas as transferências de verbas do Orçamento do Estado para o SNS, no mínimo e no imediato, 25% do orçamento do SNS”, ou seja, cerca de 2.500 milhões de euros.

Com esta verba, e tendo em conta que “os meses de março, abril e maio foram dedicados apenas à Covid-19”, é preciso agora “dotar os serviços de saúde dos montantes necessários à prestação de cuidados e de investimento, bem como a autonomia das unidades de saúde”, justificou, numa conferência de imprensa por videoconferência, a partir da sede nacional do PCP, em Lisboa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Covid-19: PCP propõe reforço de 25% do orçamento para SNS em 2020

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião