Centeno tem “todas as condições para ser um grande governador”, diz Carlos Costa
O atual governador do Banco de Portugal, que está agora na reta final do mandato, defende que a independência é “uma questão de atitude”.
Carlos Costa reitera que Mário Centeno “tem todas as condições para ser um grande governador do Banco de Portugal (BdP)”, em entrevista ao Expresso (acesso pago). O atual governador, cujo mandato termina em julho, defende que a independência é “uma questão de atitude”.
Perante a possibilidade de o ministro das Finanças passar para a frente do BdP, Carlos Costa prefere não falar de incompatibilidades, apontando que estas não existem do ponto de vista “factual”. Ainda assim, alerta que a independência no cargo face a pressões políticas “é uma questão de compreensão do mandato e também de atitude”.
No rescaldo de uma polémica que envolve um “cheque” de 850 milhões ao Fundo de Resolução por causa do Novo Banco, Carlos Costa garante que o BdP está atento. Mostra-se ainda confiante de que o presidente do Fundo de Resolução “conhece muito bem o contrato e conhece bem as obrigações que resultam do contrato”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Centeno tem “todas as condições para ser um grande governador”, diz Carlos Costa
{{ noCommentsLabel }}