Hoje nas notícias: Bónus na SS, teletrabalho e escola
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
O Governo admite ajustar as regras do teletrabalho até final do mês, sendo que neste momento o teletrabalho é obrigatório para as funções que permitam esta modalidade. O ministro da Educação admitiu a possibilidade de o próximo ano letivo ser “uma conjugação entre ensino à distância e ensino presencial”, e o Ministério da Segurança Social vai atribuir este ano um prémio de desempenho no valor de cerca de um milhão de euros a 163 funcionários. Na Justiça, Van Dunem chegou a ponderar encurtar as férias judiciais em 15 dias, mas o Executivo acabou por decidir manter o período habitual de descanso de um mês e meio.
Regras do teletrabalho ajustadas até final do mês
A partir de 1 de junho arranca a terceira fase do plano de desconfinamento e foi a partir dessa data que António Costa assumiu que o teletrabalho passará a ser regido pelas regras habituais, que obriga à existência de acordo entre o trabalhador e empresa quanto à aplicação dessa modalidade. Mas o Governo admite revisitar a legislação até lá. Leia a notícia completa no Público (acesso pago)
Governo mantém férias judiciais de um mês e meio
A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, chegou a ponderar encurtar as férias judiciais em 15 dias, mas o Executivo acabou por decidir manter o período habitual de descanso de um mês e meio. Face à pandemia, os atrasos nos tribunais já levaram ao cancelamento de 48 mil diligências na primeira instância. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (link indisponível).
Segurança Social paga bónus de um milhão a 163 funcionários
O Ministério do Trabalho, Solidariedade e da Segurança Social vai atribuir este ano um prémio de desempenho no valor de 1,032 milhões de euros a 163 funcionários. O bónus, financiado pela taxa de justiça obtida nos processos de cobrança coerciva de dívidas à Segurança Social, será pago a trabalhadores do Departamento de Gestão da Dívida do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social. O prémio é mensal, sendo que os dirigentes intermédios e técnicos superiores terão direito a um valor de 500 euros e os assistentes técnicos a 340 euros. Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)
Plano da França e Alemanha trará austeridade? “Definitivamente, não”
O comissário europeu da Economia afasta o regresso da austeridade como aconteceu depois da anterior crise. Questionado sobre se o plano de recuperação proposto por França e Alemanha pode dar origem a programas de austeridade, Paolo Gentiloni foi taxativo: “Definitivamente, não. Não devemos usar a lógica nem as formulações da última crise. (…) Isto foi tido em conta pela Alemanha e por França na sua proposta conjunta, portanto, a resposta é não”. Gentiloni adiantou, porém, que o acesso a financiamento estará associado a uma agenda de reformas. Leia a entrevista completa no Jornal de Negócios (acesso pago)
Próximo ano letivo será uma “conjugação entre ensino à distância e ensino presencial”
O ministro da Educação admitiu a possibilidade de o próximo ano letivo ser “uma conjugação entre ensino à distância e ensino presencial“. Em entrevista à Renascença/Público, Tiago Brandão Rodrigues assinala que face ao “contexto diferente” provocado pela pandemia, é necessário “repensar o processo”, bem como adaptá-lo ao nível do “ensino aprendizagem como nas avaliações”, sendo, por isso, fundamental para o próximo ano letivo “a recuperação das aprendizagens” menos consolidadas deste ano. Leia a entrevista completa na Rádio Renascença (acesso livre).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: Bónus na SS, teletrabalho e escola
{{ noCommentsLabel }}