BCE ultima testes de stress para avaliar resistência da banca europeia ao Covid-19
A entidade liderada por Christine Lagarde está a analisar a vulnerabilidade da banca europeia face à crise do covid-19, prevendo dois cenários.
O Banco Central Europeu (BCE) está a ultimar uma das análises mais sensíveis dos últimos anos. O supervisor vai analisar a vulnerabilidade dos bancos europeus face à crise provocada pelo Covid-19. Está em causa um exame interno cujos números desagregados não serão divulgados, revela o El Confidencial (acesso livre conteúdo em inglês) esta segunda-feira.
De acordo com o jornal espanhol, esses números irão permitir determinar quais são as entidades financeiras europeias mais vulneráveis à turbulência ditada pela pandemia, e aquelas sobre as quais o BCE deverá estar mais atento nos próximos meses.
Este exame irá substituir os testes de stress que a Autoridade Bancária Europeia (EBA) decidiu cancelar aquando do espoletar da crise pandémica, visando ajudar os bancos a concentrarem as suas atenções no apoio aos clientes com medidas como moratórias e disponibilização de linhas de crédito com avales públicos.
A análise à resistência ao Covid-19 será feita sem a requisição de novos dados aos bancos, explica ainda o El Confidencial, visando não os sobrecarregar face ao difícil contexto de trabalho que estes enfrentam. Em vez disso, a entidade liderada por Christine Lagarde estará a usar dados que já possui, considerando dois cenários na sua análise: um base, com as previsões de uma queda no PIB que o supervisor estima, entre 5% e 12%, e outro adverso, com projeções mais pessimistas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
BCE ultima testes de stress para avaliar resistência da banca europeia ao Covid-19
{{ noCommentsLabel }}