Macron quer França líder no fabrico de carros não poluentes. Investe 8.000 milhões de euros

  • Lusa
  • 26 Maio 2020

O presidente da França, Emmanuel Macron, lançou um plano de 8.000 milhões de euros para tornar o setor automóvel francês em líder nos não poluentes.

O presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou esta terça-feira “um plano histórico” de “mais de oito mil milhões de euros” para apoiar a indústria automóvel francesa, fortemente afetada pela atual crise do novo coronavírus.

Modernizar o setor, relançar as vendas e colocar a França na liderança da produção de veículos elétricos e não poluentes são os objetivos traçados pelo plano apresentado por Macron.

“O Estado irá dar um pouco mais de oito mil milhões de euros de ajuda ao setor”, referiu o governante francês, durante uma visita a uma fábrica de equipamentos em Étaples (norte de França).

O objetivo é “tornar França o principal país fabricante de veículos não poluentes na Europa, aumentando a produção de veículos elétricos, híbridos recarregáveis ou híbridos para mais de um milhão por ano no prazo de cinco anos”, acrescentou.

Para relançar as vendas do setor, que também registaram fortes quebras durante a atual crise, Emmanuel Macron anunciou um aumento do “bónus” (incentivo) ecológico aplicado à compra de veículos elétricos. Para pessoas individuais, passa a ser na ordem dos 7.000 euros, enquanto para empresas será de 5.000 euros.

Também foi criado um incentivo de 2.000 euros para a compra de híbridos recarregáveis. O plano prevê ainda um reforço dos incentivos para a entrega de veículos velhos para abate, prémios esses que devem ser utilizados na compra de um veículo novo.

“Trata-se de um plano de defesa do nosso emprego industrial, que está a enfrentar uma das crises mais graves da sua história. Trata-se de um plano da soberania da indústria automóvel, que visa realocar o seu valor acrescentado (…). É, portanto, um plano para o futuro da indústria automóvel, para o século XXI”, insistiu o presidente francês.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Macron quer França líder no fabrico de carros não poluentes. Investe 8.000 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião