Maioria dos investimentos na ferrovia não vai aumentar velocidade dos comboios
Planos da Infraestruturas de Portugal para modernizar a rede ferroviária estarão assentes sobretudo na eletrificação das vias e na instalação de sistemas modernos de sinalização e telecomunicações.
O investimento de 2.000 milhões de euros que está a ser feito ao abrigo do Ferrovia 2020 está pensado sobretudo para o transporte de mercadorias e não para diminuir o tempo de trajeto dos comboios de passageiros, avança o Público (acesso condicionado) nesta quinta-feira.
Os planos da Infraestruturas de Portugal (IP) para modernizar a rede ferroviária nacional estarão assentes sobretudo na eletrificação das vias e na instalação de sistemas modernos de sinalização e telecomunicações, mas ignoram correções de traçado na infraestrutura que permitam aumentar as velocidades dos comboios.
Questionada pelo Público porque o aumento da velocidade não é uma prioridade nos investimentos ferroviários e se esta filosofia se manterá nos projetos do PNI 2030, a IP disse apenas que os investimentos em curso “resultaram de um alargado debate e consenso nacional em torno dos investimentos previstos e dos objetivos por eles preconizados, designadamente no que toca à potenciação do tráfego de mercadorias”.
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