PIB de França vai cair 10% este ano. Só recupera do vírus em 2022

  • Lusa e ECO
  • 9 Junho 2020

Depois da forte quebra este ano, o PIB francês vai recuperar de forma expressiva em 2021, mas só em 2022 a economia terá recuperado dos efeitos do Covid-19.

A economia francesa deverá cair cerca de 10% este ano, de acordo com uma estimativa publicada pelo Banco de França (BdF), que acredita que o PIB só voltará aos níveis pré-crise em meados de 2022.

Só no segundo trimestre, marcado por um mês e meio de confinamento para travar a propagação da pandemia de Covid-19, a que se seguiu, a partir de 11 de maio, uma retoma gradual das atividades económicas, o instituto monetário calcula que o produto interno bruto (PIB) diminua cerca de 15%.

O Banco de França, que prevê também que o desemprego atinja um pico superior a 11,5% em meados de 2021, estima que a esta forte quebra da economia do país se siga uma recuperação de 6,9% em 2021.

Em 2022, de acordo com as estimativas citadas pelo Les Echos, a riqueza gerada no país deverá crescer menos, 3,9%, sendo que só nesse ano será superado o impacto da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PIB de França vai cair 10% este ano. Só recupera do vírus em 2022

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião