Ministério Público deve avançar com acusação no caso BES nas próximas semanas

  • ECO
  • 9 Junho 2020

Um grupo de ex-responsáveis do BES poderá vir a ser acusado nas próximas semanas pelo MP de uma esquema de burla. A infração poderá ter lesado o banco em cerca de mil milhões de euros.

O Banco Espírito Santo pode vir a ser acusado pelo Ministério Público (MP), nas próximas semanas, por um esquema de burla realizado no primeiro semestre de 2014. Os visados deverão ser um conjunto de ex-responsáveis do BES, anteriormente encabeçado por Ricardo Salgado, segundo avançou o JN (acesso pago). A infração terá lesado o banco em cerca de 1.056 milhões de euros através da emissão de título de dívida, de valor nominal de cinco milhões de euros.

A venda das obrigações foi feita a uma entidade suspeita, que pode ter pertencido ao Grupo Espírito Santo, que posteriormente revendia aos clientes do BES. Este esquema de burla poderá ter-se traduzido numa mais-valia de 800 milhões de euros, sendo que os beneficiários deverão ser identificados na acusação do Ministério Público (MP).

Segundo o JN, o despacho de acusação do MP, que está a ser redigido por vários magistrados no Departamento Central de Investigação e Ação Penal sob a coordenação de José Ranito, deverá ser apresentado antes do início das férias judicias, a 16 de julho. O procurador José Ranito conta com uma equipa de dezenas de investigadores de diversas áreas e com o assentimento do juiz Carlos Alexandre.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ministério Público deve avançar com acusação no caso BES nas próximas semanas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião