Galp paga 2% para emitir 500 milhões em dívida a seis anos

Na primeira vez que a Galp foi ao mercado de dívida desde em 2017, a Galp Energia pagou um juro de 2% para obter 500 milhões de euros. O objetivo é financiar custos relativos à atividade.

A Galp Energia pagou um juro de 2% para emitir 500 milhões de euros em títulos de dívida. Os investidores acabaram por pedir à petrolífera uma taxa mais baixa que o previsto pelas obrigações a seis anos.

“A Galp informa que fixou hoje [terça-feira] os termos de uma emissão de instrumentos de dívida no montante de 500.000.000 euros, com maturidade em janeiro de 2026 e um cupão de 2,0%”, informou a empresa, em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

No início da operação, o spread chegou a estar 260 pontos base acima da taxa mid-swap do euro, segundo dados da Bloomberg a que o Jornal de Negócios teve acesso. Baixou para 235 pontos base, o que apontava para um juro acima de 2%.

A taxa final acabou ser mais baixa, num dia em que os juros da dívida portuguesa a cinco anos estão em “terreno” negativo. A quebra terá estado relacionada com o forte apetite por obrigações da Galp Energia demonstrado pelos investidores, apesar de a empresa não ter divulgado o montante da procura.

Esta foi a primeira vez que a petrolífera foi ao mercado de dívida desde em 2017, com uma emissão no mesmo montante e prazo que a concretizada esta quarta-feira. Desta vez, as notas de dívida — que pagam cupão anual e atingem o prazo a 15 de janeiro de 2026 — foram emitidas no âmbito do programa Galp Energia EMTN e listadas na Euronext de Dublin.

O objetivo da emissão é financiar custos relativos à atividade da empresa, numa altura em que todo o setor do petróleo está sob forte pressão devido ao impacto da pandemia nos preços da matéria-prima. A petrolífera portuguesa contratou seis bancos internacionais para preparar esta emissão: o BBVA, BNP Paribas, CaixaBI, Mizuho, Santander e UniCredit.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp paga 2% para emitir 500 milhões em dívida a seis anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião