Este site monitoriza a solidariedade europeia. E Portugal também é exemplo

Um think tank criou uma plataforma que monitoriza a solidariedade europeia neste período de crise. E Portugal já tem 12 iniciativas solidárias em destaque.

Muito se tem falado sobre a solidariedade europeia, ou a falta dela, em momentos de crise como o que vivemos. É neste contexto que nasceu o European Solidarity Tracker, uma plataforma digital que monitoriza que países europeus estão a ser mais solidários e quais os que mais têm beneficiado dessa solidariedade.

Este é um projeto criado pelo think tank Conselho Europeu para as Relações Externas. Nele são registadas as ajudas médicas e financeiras e os compromissos assumidos pelos vários países do bloco, assim como algumas medidas pouco divulgadas.

No caso de Portugal, a plataforma lista 12 ações de solidariedade, das quais é exemplo o envio de 15 professores de português para o Luxemburgo com o intuito de apoiar a reabertura das escolas, ou a decisão do Governo de legalizar todos os estrangeiros no país com pedidos pendentes no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

Nova plataforma monitoriza a solidariedade na UE

A plataforma permite ver as iniciativas por país e beneficiário e também disponibiliza uma cronologia e um mapa da rede solidária.European Council on Foreign Relations

O princípio da solidariedade europeia tem sido posto em causa nos últimos meses devido à indisponibilidade de alguns países para aceitarem a mutualização de dívida. No último mês, somou-se a isso o impasse nas negociações em torno de um fundo de 750 mil milhões de euros para ajudar a UE a recuperar da crise, com quatro países a oporem-se ao modelo de subsidiação proposto por Bruxelas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Este site monitoriza a solidariedade europeia. E Portugal também é exemplo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião