Otimismo regressa às bolsas. PSI-20 avança 1,7%

Sentimento dos investidores internacionais dos EUA e Ásia está a contagiar a Europa, enquanto ações corrigem das fortes perdas das últimas sessões.

O otimismo voltou às bolsas mundiais e contagiou Lisboa. O índice PSI-20 avança 1,7% para 4.401,47 pontos, com as 18 cotadas a negociar em terreno positivo. Em linha com os ganhos norte-americanos e asiáticos, o verde impera nas bolsas europeias, com o Stoxx 600 a subir 1,3% e praças como a alemã, francesa ou espanhola a somarem mais de 2%.

O sentimento positivou regressou às bolsas, que corrigem após um agravamento dos receios de uma segunda vaga do vírus. Mas também graças ao início formal do programa de compra de dívida da Reserva Federal norte-americana, que foi alargado a obrigações individuais de empresas que satisfaçam o rating mínimo.

A ação do banco central norte-americano tem sido um dos catalisadores da forte recuperação das bolsas desde os mínimos de março provocados pelos receios relacionadas com a pandemia. Em simultâneo, a Bloomberg avança esta manhã que a Administração de Donald Trump está a preparar uma proposta de um bilião de dólares para estimular a economia.

Nos sobe após fim do arresto da posição da Sonaecom

Em Lisboa, o BCP é uma das cotadas que mais sobe, a corrigir das fortes perdas da última sessão. O banco liderado por Miguel Maya avança 3% para 0,1154 euros por ação. A valorização é apenas superada pela Sonae Capital (+4,10%) e Pharol (+3,06%). As empresas mais expostas ao exterior também reagem em alta ao sentimento internacional: Semapa, Mota-Engil, Navigator e Altri ganham cerca de 3%.

A Nos sobe 2,94% para 3,842 euros por ação, depois de o Tribunal Central de Instrução Criminal de Lisboa ter decidido levantar o arresto da posição da Sonaecom na empresa. Com esta decisão, tanto a empresa como Isabel dos Santos ficam autorizadas a exercer os direitos de voto correspondente à participação. A pedido de Angola, o juiz Carlos Alexandre tinha ordenado o arresto da participação da empresária angolana em várias empresas nacionais, tendo mandado congelar 26% do capital da Nos.

No retalho, a Sonae valoriza 3,33% e a Jerónimo Martins soma 1,66%. Já na energia, a EDP Renováveis ganha 1,57% e a EDP sobe 0,96%. A Galp Energia avança 2,44%, numa sessão de correção para o petróleo. O Brent negociado em Londres desliza 0,3% para 39,72 dólares por barril e o crude WTI 0,59% para 36,90 dólares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Otimismo regressa às bolsas. PSI-20 avança 1,7%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião