Hoje nas notícias: Multas em Lisboa, TAP e minas

  • ECO
  • 23 Junho 2020

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O Governo prepara-se para avançar com coimas entre 120 e 350 euros para ajuntamentos que violem as regras determinadas para a região da Grande Lisboa. O presidente da Ryanair deixa um aviso sobre o apoio estatal à TAP e o Estado autorizou sete minas antes de publicar a nova lei ambiental. Isto no dia em que se sabe que o crime violento está a disparar.

Ajuntamentos na Grande Lisboa vão dar multas de 120 até 350 euros

Amadora, Loures, Odivelas, Sintra e Lisboa têm novas regras. O Governo decidiu avançar com normas específicas para estes concelhos, procurando assim travar a propagação de casos de infeção pelo novo coronavírus, havendo multas para quem não as cumprir. Ajuntamentos de pessoas além do limite definido pode resultar numa coima de 120 euros mas que pode ir até ao 350 euros. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

“Vai ser muito difícil a TAP cumprir condições” do apoio estatal

Para o presidente da Ryanair, Michael O’Leary, o dinheiro que o Estado prevê injetar na portuguesa TAP “seria mais bem distribuído através das várias companhias aéreas que operam em Portugal em proporção do seu contributo para a conectividade do país”. O irlandês salienta ainda que os apoios estatais, nos moldes atuais, distorcem a concorrência e avisa: “Vai ser muito difícil a TAP cumprir as condições” da injeção que está a ser preparada pelo Executivo de António Costa. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

 

Testes de despiste à Covid-19 caiu 24% desde desconfinamento

Desde que se iniciou a primeira fase de desconfinamento, a 4 de maio, o número de testes diário à Covid-19 caiu 24%. Segundo os dados oficiais, o número de testes realizados ainda subiu durante a primeira fase de reabertura da economia, no entanto, tem vindo a cair de forma significativa, agravando-se em junho. Se comparamos os dados de 18 de maio, data de início da segunda fase de desconfinamento, Portugal estava a fazer 1,5 testes por mil habitantes, rácio que diminui de 33% para 1. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Governo autorizou sete minas antes de publicar nova lei ambiental

A Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) não esperou pela publicação da nova lei das minas para assinar novos contratos de exploração. Este ano, já foram assinados entre o Estado português e promotores privados nove contratos de prospeção e pesquisa de recursos minerais e sete contratos de explicação, confirmou o secretário de Estado da Energia. A nova lei irá, contudo, apertar as malhas destas atividades, no que diz respeito à componente ambiental, adequando a legislação mineira às exigências do green mining. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Crime violento dispara em 2019. Em média foram feitas 40 queixas por dia

O crime violento disparou no ano passado, tem sido registados 14.398 crimes, ou seja, mais 3% do que em 2018, revela o relatório anual de Segurança Interna de 2019. Em média foram efetuadas 40 queixas por dia com pelo menos uma vítima em cada queixa. Dentro desta tipologia, os roubos na via pública foram os crimes que subiram, totalizando quase seis mil casos (mais 627 do que em 2018). O crime geral também subiu, com a polícia a registar mais de 335 mil crimes. Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Multas em Lisboa, TAP e minas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião