Já há três candidatos para suceder a Centeno no Eurogrupo. Espanha, Irlanda e Luxemburgo na corrida
Paschal Donohoe e Pierre Gramegna irão juntar-se à ministra da Economia espanhola na corrida para substituir Mário Centeno no Eurogrupo.
O ministro das Finanças irlandês, Paschal Donohoe, irá concorrer contra a espanhola Nadia Calvino para substituir Mário Centeno à frente do Eurogrupo, sendo que o anúncio oficial deverá ser feito durante esta tarde. A ministra da Economia espanhola anunciou a sua candidatura esta manhã através do Twitter, depois de o Governo a ter nomeado. Horas mais tarde, após Donohoe, também Pierre Gramegna, ministro das Finanças luxemburguês, anunciou que irá ser candidato.
A candidatura de Paschal Donohoe foi confirmada por fontes do Governo irlandês ao Politico (acesso livre, conteúdo em inglês), e, entretanto, o próprio também já fez o anúncio na sua página de Twitter. Donohoe assumiu o cargo de ministro das Finanças da Irlanda em junho de 2017 e o seu partido, de centro-direita, Fine Gael está na fase final de acordar um novo programa para um governo com o Partido Verde e o Fianna Fail.
Tweet from @Paschald
Mário Centeno, que deixou, a 15 de junho, o cargo de ministro das Finanças em Portugal, anunciou no início do mês que estava de saída do Eurogrupo e que não se iria recandidatar para mais um mandato, sendo que o atual termina a 12 de julho. Centeno já fez a convocação de candidatos neste processo para a eleição de um novo presidente, que está prevista para 9 de julho.
Luxemburgo também entra na corrida
Após ter sido o primeiro país a ter a presidência do Eurogrupo, através de Jean-Claude Juncker, o Luxemburgo volta a candidatar-se ao cargo, agora com Pierre Gramegna, o atual ministro das Finanças do país.
O anúncio foi feito no Twitter onde o político disse que está “preparado” para ser candidato a presidente do Eurogrupo. “Os importantes desafios atuais requerem consenso e compromisso entre todos os membros da Zona Euro — pequenos ou grandes, sul ou norte, este ou oeste”, escreveu na sua conta, referindo que usará a sua experiência de 6 anos neste cargo, se vier a ser eleito.
Tweet from @pierregramegna
(Notícia atualizada às 16h10 com mais informação)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Já há três candidatos para suceder a Centeno no Eurogrupo. Espanha, Irlanda e Luxemburgo na corrida
{{ noCommentsLabel }}