Pedro Nuno Santos e João Leão anunciam futuro da TAP às 22h00

Governo agendou para as 22h00 uma conferência de imprensa sobre a TAP. Estarão o ministro das Infraestruturas, mas também o das Finanças e o Secretário de Estado do Tesouro.

Horas depois de o Governo ter anunciado que chegou a um “acordo de princípio” com os acionistas privados da TAP, prepara-se para dar a conhecer o futuro da companhia aérea. Fará uma conferência às 22h00, que contará com a presença tanto do ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, como com o das Finanças.

Depois do Conselho de Ministros, Mariana Vieira da Silva, revelou que “existe um acordo de princípio com os acionistas privados”, tal como o ECO tinha avançado. Contudo, notou que estavam “a ser discutidos temas técnico-jurídicos”.

A ministra da Presidência esclareceu que “se existisse uma divergência de fundo não existiria um acordo de princípio”, mas também alertou que se o processo falhasse, o Governo avançaria com a nacionalização.

As negociações prolongaram-se, mas terão chegado ao fim, não sendo ainda certo o resultado. Será Pedro Nuno Santos e João Leão, juntamente com o secretário de Estado do Tesouro, Miguel Cruz, a revelar o futuro da empresa.

Recorde-se que o Estado teve “luz verde” de Bruxelas para injetar 1.200 milhões de euros na TAP, fortemente castigada pela pandemia. Para o fazer, exigiu condições aos privados, que se mostraram reticentes.

As negociações prosseguiram, tendo sido alcançado um entendimento que passa pela saída de David Neeleman da empresa, vendendo parte da Atlantic Gateway a Humberto Pedrosa e ao Estado. Nesta operação, o Estado poderá ficar com mais de 70% do capital da empresa, mas evita a nacionalização da companhia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pedro Nuno Santos e João Leão anunciam futuro da TAP às 22h00

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião