Alexandre Miguel Mestre integra UEFA Governance and Compliance Committee

Consultor da Abreu Advogados, Alexandre Miguel Mestre, é o português que passa a integrar o órgão da UEFA dedicado à prevenção de condutas ilegais e à ética no futebol europeu.

O consultor da Abreu Advogados, Alexandre Miguel Mestre, foi nomeado para o comité de três membros independentes do UEFA Governance and Compliance Committee. A nomeação foi aprovada pelo Comité Executivo da UEFA.

Este comité é um órgão dedicado à prevenção de condutas ilegais e violadoras da ética, em especial através de mecanismos de governance e compliance, e é também focado em matérias como responsabilidade social, direitos humanos, igualdade de género, accountability e monitorização de riscos, nomeadamente no plano da alocação de fundos e de decisões de natureza comercial.

“É com muito orgulho, mas também com grande sentido de dever e responsabilidade, que aceito integrar um tão importante comité num momento de grandes desafios para o desporto e o futebol em particular, a nível mundial, também ao nível da sua integridade. Agradeço a confiança depositada e farei para que, como elemento de uma equipa de grande mérito e reconhecido trabalho neste âmbito, possa dar um modesto contributo para causas tão nobres no quadro do desporto-rei, em que Portugal tem uma marca única, em particular ao nível de jogadores, treinadores, intermediários e dirigentes”, nota Alexandre Miguel Mestre

O consultor da Abreu Advogados, que integra a área de prática da sociedade dedicada ao direito do desporto, vai integrar o comité da UEFA que é atualmente presidido por Herbert Tibe, membro da Direção da Federação Austríaca de Futebol, membro do Comité de Compensação da UEFA e auditor interno da UEFA desde 2009. O mandato iniciou-se no passado dia 1 de julho e termina a 30 de junho de 2023.

Com Alexandre Miguel Mestre, integram ainda este comité da UEFA, como membros independentes, dois nomes reconhecidos internacionalmente, num dos casos em particular na área no direito do desporto: José Juan Pinto Sala, Managing Partner da sociedade de advogados Pinto Ruiz & Del Valle em Barcelona, e Charles Deguara, Auditor Geral do Serviço Nacional de Auditoria de Malta. O comité é ainda composto por elementos representantes de associações desportivas, a saber: Marco Casagrande, Secretário-Geral da Associação de Futebol da Finlândia, Kadir Kardag, Secretário-Geral da Federação Turca de Futebol, e Polina Yumasheva, Presidente do Comité de Futebol Feminino da União Russa de Futebol.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alexandre Miguel Mestre integra UEFA Governance and Compliance Committee

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião