5 perguntas-chave sobre coaching de liderança

  • Anabela Chastre
  • 15 Julho 2020

Ouvimos falar de coaching, hoje em dia em variados contextos e, por vezes, até de uma forma banal, o que pode levar algumas pessoas a terem uma perceção inadequada.

Ouvimos falar de coaching, hoje em dia em variados contextos e, por vezes, até de uma forma banal, o que pode levar algumas pessoas a terem uma perceção inadequada sobre o que realmente é e quais são os seus benefícios.

Por essa razão, tendo em conta a minha experiência em coaching de liderança, pareceu-me importante esclarecer algumas questões sobre como funciona, quais as vantagens e de que forma ele deve ser um investimento indispensável para as organizações.

  • O que é o coaching de liderança?

O coaching de liderança ou leadership coaching é uma ferramenta poderosa que ajuda os líderes de uma empresa (CEOs, executivos, diretores, coordenadores de equipa e todos aqueles que têm equipas à sua supervisão) a otimizar as suas habilidades e competências de liderança, maximizando a sua produtividade e desempenho.

  • Porque é importante os líderes terem coaching?

Sabemos que para liderar bem os outros, primeiro o líder deve saber liderar-se a si próprio e isso passa invariavelmente por um processo de tomada de consciência do líder.

Pela pressão de resultados e eficácia de uma equipa, muitos são os líderes que nunca fizeram esse trabalho de reflexão sobre os seus pontos de melhoria. Consequentemente, nunca fizeram um plano de ação para os melhorarem. Uns porque desconheciam o processo, outros porque o subestimaram. Seja qual for a razão, o facto de um líder não trabalhar na sua melhoria contínua pode ser prejudicial não só para ele, como para os que com ele interagem.

Dou um exemplo, alguns líderes não têm consciência sobre o efeito da sua comunicação agressiva com a equipa e continuam a comunicar dessa forma, desmotivando a equipa. A médio prazo, muitas serão as pessoas da equipa, que não conseguindo conviver com a agressividade na comunicação do seu líder, ficarão angustiadas e frustradas, O risco de se perderem bons colaboradores por líderes sem as competências de liderança bem desenvolvidas, infelizmente, é bastante elevado.

Outro exemplo é a falta de assertividade do líder, que gera uma ineficiência e falta de produtividade na equipa. Muitos líderes, não sabem ser assertivos nas ações que pretendem que os seus colaboradores, tomem. Simplesmente não dizem o que querem, como querem e quando querem, que as ações sejam efetuadas. Esta falha de comunicação, gera vários emails trocados, respostas pouco elucidativas e provavelmente a entrega de um resultado aquém do esperado. Infelizmente e na maioria das vezes isso irá gerar atribuição de culpas e uma perda de energia significativa entre o colaborador e o líder. Agora imagine, isso acontecer numa base diária, durante anos…

Nesse sentido, a empresa não pode adiar esse processo individual de acompanhamento de líderes (coaching de liderança), colocando-o em segundo plano ou como “não prioritário”, pois pode estar a colocar em risco, o desenvolvimento organizacional como um todo. Quantos bons profissionais não saíram já de empresas por incompatibilidade com os líderes? Quantos problemas destes não poderiam ter sido antecipados e resolvidos? Acredito que alguns.

Para que a empresa, não venha a sofrer com isso, o passo mais importante é contratar um coach de liderança experiente, que trabalhe com ferramentas certificadas e que faça um diagnóstico comportamental de Liderança aos seus líderes e de seguida conduza o processo de coaching com a assertividade e inteligência emocional necessária.

  • Como funciona o processo?

Na maioria das vezes, o programa de coaching de liderança, começa com uma reunião entre o coach e a direção de recursos humanos da empresa, com o objetivo do coach conhecer a realidade atual da empresa, os principais desafios no futuro da empresa e o líder ou líderes que irão fazer o programa de coaching. De seguida, uma entrevista a alguns colaboradores diretos desse líder, será uma mais-valia. O que se pretende é ter uma perspetiva o mais abrangente possível, para se ter o máximo de informação possível sobre o líder em questão. O passo seguinte passará por uma reunião de apresentação e um assessment comportamental ao líder, onde serão diagnosticadas as principais competências de liderança. De acordo com os resultados, o coach e o coachee definem um objetivo SMART e um plano de ação, com tarefas/ações e datas específicas.

  • Quanto tempo pode durar um programa de Leadership coaching?

O Coaching de Liderança é um processo individual de desenvolvimento de competências de liderança, logo varia de pessoa para pessoa. Contudo, o mínimo de tempo que se aconselha ao desenvolvimento de uma competência, são 6 semanas. Após ter incorporado as mudanças pretendidas nessa competência, o líder pode decidir desenvolver outra competência e aí, o processo voltará ao início, ou seja, à definição de um novo objetivo.

  • Como encontrar um bom coach de líderes?

Faça uma pesquisa no mercado, averigue a experiência profissional do coach de líderes, peça referências, marque uma reunião e avalie a forma como ele comunica, a empatia que consegue gerar, pergunte-lhe sobre as ferramentas que ele aplica durante o processo e no final tome uma decisão. Estou certa que com as respostas obtidas, tomará a decisão certa.

*Anabela Chastre é coach de líderes

  • Anabela Chastre

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 perguntas-chave sobre coaching de liderança

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião