José Manuel Fernandes responsável por posição do PE sobre fundo para empresas

  • Lusa
  • 9 Julho 2020

José Manuel Fernandes, relator para o instrumento financeiro da UE de 300 mil milhões de euros, criado para recapitalizar empresas afetadas pelo covid-19, pretende ter verbas disponíveis em outubro.

O eurodeputado português José Manuel Fernandes (PSD) foi esta quinta-feira nomeado relator para o novo instrumento financeiro da União Europeia (UE) de 300 mil milhões de euros, criado para recapitalizar empresas afetadas pelo covid-19 e quer ter verbas disponíveis em outubro.

José Manuel Fernandes terá a cargo a elaboração da posição do Parlamento Europeu (PE) sobre o Instrumento de Apoio à Solvabilidade, cuja criação se destina a recapitalizar empresas viáveis que se encontram em dificuldade financeira devido ao impacto da pandemia do coronavírus SARS-Cov-2.

O instrumento financeiro pretende mobilizar 300 mil milhões de euros, para salvar empresas e empregos, e o eurodeputado indicou, em comunicado, que tenciona conseguir que seja votado na sessão plenária de setembro.

“É necessário que esteja rapidamente disponível para que se possa salvar o maior número possível de empresas e empregos”, defendeu José Manuel Fernandes, que se comprometeu com um trabalho intenso no PE este mês e em agosto, para que em setembro a proposta seja votado em plenário.

O eurodeputado apelou ainda a um empenho ao mesmo nível do Conselho da UE para que as negociações entre as duas instituições possam ser realizadas logo após o voto no PE, “permitindo que o apoio às empresas esteja disponível já em outubro”.

O Instrumento de Apoio à Solvabilidade integra o pacote global de medidas proposto pela Comissão Europeia para a recuperação da economia da UE, face ao impacto da covid-19.

O eurodeputado português defendeu ainda que os 300 mil milhões de euros previstos poderão ser uma verba insuficiente para apoiar as empresas, uma vez que “as previsões da situação económica estão continuamente a agravar-se”.

Segundo as estimativas da Comissão Europeia, o impacto direto da pandemia sobre os capitais próprios das empresas poderá ser na ordem dos 720 mil milhões de euros em 2020.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

José Manuel Fernandes responsável por posição do PE sobre fundo para empresas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião