Parlamento vota relatório sobre Centeno na próxima quarta-feira
Mário Centeno foi ouvido esta quarta-feira na comissão de Orçamento e Finanças a propósito da sua ida para o Banco de Portugal. Uma semana depois os deputados votam relatório, sem poder vinculativo.
Mário Centeno foi ouvido esta quarta-feira na comissão de Orçamento e Finanças a propósito da sua indigitação para o cargo de governador do Banco de Portugal. Uma semana depois, os deputados daquela comissão parlamentar vão votar o relatório da audição do ex-ministro, que não tem poder vinculativo.
O relatório está a cargo do deputado socialista João Paulo Correia e será votado na próxima quarta-feira, em reunião que terá lugar às 15h30. Será o antepenúltimo ponto da agenda de trabalhos do dia.
Ao longo da audição ficou-se a saber qual a posição dos vários partidos em relação a esta nomeação para o supervisor da banca. Todos os partidos estão contra, à exceção do PS. O deputado da Iniciativa Liberal, João Cotrim de Figueiredo, anunciou uma providência cautelar para travar a ida de Centeno para o Banco de Portugal, porque pretende que o Parlamento conclua o processo legislativo em curso que visa alterar as regras de nomeação e destituição do cargo de governador.
Questionado sobre se estava confortável com o facto de apenas o PS aprovar a sua nomeação, Mário Centeno disse que se sentia “qualificado, motivado e apoiado” para assumir as funções de governador do Banco de Portugal.
Depois de votado o relatório, a nomeação de Centeno para o Banco de Portugal fica dependente da aprovação do seu nome em Conselho de Ministros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Parlamento vota relatório sobre Centeno na próxima quarta-feira
{{ noCommentsLabel }}