Centeno já entregou sino do Eurogrupo ao sucessor Paschal Donohoe

O irlandês Paschal Donohoe já recebeu de Mário Centeno o sino que tradicionalmente assinala o início das reuniões do Eurogrupo. É oficialmente o novo presidente.

O sino do Eurogrupo já mudou de mãos, sinalizando a passagem de testemunho do português Mário Centeno para Paschal Donohoe. O irlandês assume agora a presidência do órgão informal que junta à mesma mesa os ministros das Finanças da Zona Euro.

“Entrega do sino cerimonial por Mário Centeno esta tarde. Anseio liderar as reuniões do Eurogrupo e começar a trabalhar com todos os Estados-membros no período que se segue. Desejo ao Mário a melhor sorte no próximo capítulo da sua carreira”, escreveu Paschal Donohoe numa publicação no Twitter. Centeno será o próximo governador do Banco de Portugal.

O sino do Eurogrupo é um artefacto tradicionalmente usado pelos presidentes do órgão informal europeu para dar início às reuniões. Quem tem o sino, é presidente.

Muitos portugueses ainda se recordarão das imagens da passagem do sino das mãos do holandês Jeroen Dijsselbloem para as de Centeno. Foi em 12 de janeiro de 2018, altura em que o então ministro das Finanças português assumiu a liderança do Eurogrupo num mandato que agora termina.

O momento da entrega do sino do Eurogrupo a Mário Centeno, em 2018.European Council Newsroom

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Centeno já entregou sino do Eurogrupo ao sucessor Paschal Donohoe

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião