EDP Renováveis em recorde com compras em Espanha

Empresa-mãe vai fazer um aumento de capital para financiar a compra da espanhola através da subsidiária. Investidores aplaudiram estratégia e deram ganhos ao grupo na bolsa de Lisboa.

A EDP vai avançar com um aumento de capital para financiar a compra da empresa Viesgo, em Espanha. Os investidores aplaudiram o negócio e o grupo liderou os ganhos na bolsa. A EDP avançou 2,31% para 4,471 euros por ação, enquanto a EDP Renováveis somou 3,29% para 13,80 euros por ação. A empresa de energias renováveis tocou mesmo o valor mais elevado de sempre.

A elétrica liderada (interinamente) por Miguel Stilwell d’Andrade está a preparar uma venda de mil milhões de euros em ações. Apesar de estas terem um desconto de 23%, a venda é exclusiva para acionistas e e outros investidores que adquiram direitos de subscrição.

Antes do arranque da operação (que aguarda ainda aprovação regulatória), os investidores reforçaram posições. O grupo ajudou assim o PSI-20 a fechar a sessão positivo, contrariando o sentimento negativo na Europa. O índice ganhou 1,09% para 4.468,22 pontos, enquanto o Stoxx 600 perdeu 0,47%.

EDP Renováveis ruma a recorde

Além do grupo EDP, também a Nos impulsionou a bolsa de Lisboa com uma valorização de 2,93% para 3,584 euros por ação. Os CTT ganharam 1,81% para 2,245 euros e o BCP somou 0,83% para 0,1094 euros.

Em sentido contrário, foi a Jerónimo Martins a travar a subida do índice de referência nacional. A retalhista caiu 1% para 14,855 euros. O setor do papel e pasta de papel penalizou também, com a Semapa a perder 0,24%, a Altri 0,23% e a Navigator 0,18%. Após grande parte da sessão a negociar em alta, a Galp Energia fechou inalterada nos 10,45 euros por ação.

(Notícia atualizada às 17h20)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP Renováveis em recorde com compras em Espanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião