Nas notícias lá fora: UE, banca e British Airways

Mais de mil projetos ligados ao clima podem ser elegíveis para o pacote de recuperação da UE. Na banca, as instituições financeiras espanholas poderão ter de devolver até 16 mil milhões de euros.

No dia em que arranca o Conselho Europeu para fechar os detalhes sobre as medidas de estímulo orçamentais a implementar na UE, sabe-se que mais de mil projetos ecológicos podem ser elegíveis para o pacote de recuperação. Na banca, os bancos espanhóis poderão ter de devolver até 16 mil milhões de euros relativos às comissões iniciais cobradas no crédito à habitação. A nível empresarial, a British Airways vai deixar em terra toda a frota do Boeing 747, com efeitos imediatos, enquanto os EUA ponderam banir a rede social chinesa Tik Tok.

Reuters

Estímulos da UE atraem mais de mil projetos “amigos do ambiente”

Mais de mil projetos ligados ao clima podem ser elegíveis para o pacote de recuperação da União Europeia, segundo uma pesquisa citada pela Reuters. Estes projetos apoiariam dois milhões de postos de trabalho, com investimentos que rondariam os 200 mil milhões de euros. A partir desta sexta-feira os líderes europeus estão reunidos em Bruxelas para chegarem a acordo sobre o Fundo de Recuperação europeu e o Quadro Financeiro Plurianual (QFP), que esta semana foram bastante criticados por um conjunto de ambientalistas por ficarem aquém das metas ambientais da UE que tem como objetivo reduzir as emissões de gases de efeito de estufa em pelo menos 40% até 2030.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

El Economista

Bancos espanhóis poderão ter de devolver até 16 mil milhões de euros

A decisão do Tribunal de Justiça da União Europeia que dita que os bancos espanhóis terão de devolver as comissões iniciais cobradas no crédito à habitação poderá custar-lhes 16 mil milhões de euros. Ao todo, há um universo potencial de 7,6 a 8 milhões de clientes que poderão pedir, em média, um reembolso de dois mil euros, de acordo com dados da associação espanhola de consumidores Adicae. Os bancos terão de devolver a totalidade dos gastos dos clientes que foram cobrados de forma abusiva, segundo o tribunal europeu, à exceção de um imposto sobre os atos jurídicos, que atualmente é pago pelos bancos mas antes era imputado ao consumidor, segundo o El Economista.

Leia a notícia completa no El Economista (acesso livre, conteúdo em espanhol).

Reuters

British Airways afasta toda a frota do Boeing 747 com “efeitos imediatos”

A British Airways anunciou que vai retirar o Boeing 747 da sua frota com efeitos imediatos, devido ao impacto da pandemia do novo coronavírus na aviação. “É com grande tristeza que confirmamos que vamos aposentar toda a frota do 747 com efeitos imediatos”, disse um porta-voz da companhia britânica. É, assim ,o fim da linha para o icónico “Jumbo” que levantou voo pela primeira vez em 1970 e 50 anos depois vai aterrar de vez ao serviço da transportadora de bandeira britânica. A British Airways planeava afastar toda a frota do “Jumbo”, em 2024, mas a quebra da aviação fez antecipar a decisão.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês).

Financial Times

EUA ponderam banir TikTok

A Casa Branca está a considerar meter a aplicação chinesa de vídeos curtos, TikTok, numa lista negra que iria impedir os norte-americanos de a usarem e, assim, impedir que a China obtenha os dados privados através da app, o que se suspeita nos EUA que possa estar a acontecer. A ideia que está em cima da mesa a ser debatida pela administração Trump é colocar a ByteDance, a empresa que detém o TikTok, numa lista do departamento do comércio que torna difícil a sua disponibilização no mercado norte-americano, de acordo com o Financial Times. É nessa lista que está a Huawei, a gigante chinesa das telecomunicações (e do 5G), por suspeitas de que fazia espionagem em nome do Partido Comunista Chinês.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso pago, conteúdo em inglês).

Business Insider

SpaceX prepara série de testes do foguetão reutilizável para os próximos 7 meses

A SpaceX planeia lançar protótipos do seu foguetão “Starship” a uma altura superior a 20 milhas nos próximos sete meses, de acordo com documentos entregues pela empresa ao regulador norte-americano, citados pelo Business Insider. Esta decisão mostra a urgência da empresa aeroespacial em desenvolver este foguetão completamente reutilizável cuja missão será um dia levar astronautas da NASA à lua e levar mais de 100 pessoas a Marte. Este é o foco principal dos engenheiros da SpaceX depois de há cerca de mês e meio terem conseguido ser bem-sucedidos no lançamento de dois astronautas para a Estação Espacial Internacional, usando um foguetão diferente.

Leia a notícia completa no Business Insider (acesso livre, conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: UE, banca e British Airways

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião