“Centeno é a pessoa certa para o Banco de Portugal neste momento exigente”, diz ministro das Finanças

João Leão diz que o ex-ministro tem "experiência, prestígio e conhecimentos extraordinários" para assumir cargo de governador do Banco de Portugal no momento de crise.

O ministro das Finanças considera que Mário Centeno é a “pessoa certa para liderar o Banco de Portugal neste momento exigente” e que “contribuirá para que o país esteja representado ao mais alto nível”.

Na cerimónia de tomada de posse do novo governador do Banco de Portugal, João Leão disse que o seu antecessor na pasta das Finanças possui um curriculum extenso e tem “experiência, prestígio e conhecimentos extraordinários ao nível nacional e internacional” para assumir a liderança do supervisor bancário, isto “num quadro extremamente exigente para a economia nacional e mundial causado pela pandemia”.

“Esta crise enfrenta um choque extremo e simétrico, ao contrário das anteriores, devido à pandemia”, disse o governante, destacando os progressos alcançados pelo setor bancário nos últimos cinco anos. “Os bancos ajustaram e reforçaram os seus balanços”, disse, apontando para a necessidade de continuar “a convergir com os padrões europeus ao nível dos fundos próprios e sobretudo ao nível do crédito malparado”.

Na cerimónia de tomada de posse do novo governador marcaram ainda presença os presidentes dos principais bancos nacionais: Paulo Macedo (CGD), Miguel Maya (BCP), Pedro Castro e Almeida (Santander), António Ramalho (Novo Banco), João Oliveira e Costa (BPI), Pedro Leitão (Montepio). E também o presidente da Associação Portuguesa de Bancos, Faria de Oliveira.

As presidentes dos outros dois reguladores financeiros, Gabriela Figueiredo Dias (CMVM) e Margarida Corrêa de Aguiar (ASF), também estiveram presentes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Centeno é a pessoa certa para o Banco de Portugal neste momento exigente”, diz ministro das Finanças

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião