Bernardo Ivo Cruz sai da liderança da Sofid e vai para a presidência portuguesa da UE em Bruxelas

Bernardo Ivo Cruz apresentou a demissão do cargo de administrador executivo da Sociedade para o Financiamento do Desenvolvimento (Sofid), confirmou o ECO. Vai para conselheiro técnico da REPER.

A partir de 1 de setembro, o atual responsável da Sofid, Bernardo Ivo Cruz vai assumir funções de conselheiro técnico no núcleo da Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia (REPER). A nomeação foi publicada esta segunda-feira e insere-se no âmbito das contratações que o Ministério dos Negócios Estrangeiros tem vindo a fazer, no âmbito da presidência portuguesa da União Europeia, que Portugal vai ocupar no primeiro semestre de 2021.

“Por despacho da secretária de Estado dos Assuntos Europeus, foi designado, em regime de comissão de serviço, Bernardo Ivo Cruz, para desempenhar funções na unidade de coordenação e acompanhamento técnico-diplomático da PPUE 2021, no núcleo da Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia (REPER), em Bruxelas, no cargo de conselheiro técnico“, pode ler-se no despacho publicado em Diário da República.

“A partir do dia 1 de setembro junto-me à equipa que irá acompanhar a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia em Bruxelas”, disse o próprio nas redes sociais.

Apesar de as funções serem desempenhadas em comissão de serviço de 1 de setembro a 31 de agosto de 2021, o cargo exige exclusividade e, por isso, o antigo subsecretário de Estado Adjunto do ministro dos Negócios Estrangeiros, Freitas do Amaral, apresentou a demissão do cargo de administrador executivo da Sociedade para o Financiamento do Desenvolvimento (Sofid), confirmou o ECO junto do próprio. O ECO questionou o Ministério das Finanças sobre quem irá substituir Bernardo Ivo Cruz no cargo, ou como será operacionalizada a substituição, mas não obteve resposta até à publicação deste artigo.

A Sofid foi criada para contribuir para “o crescimento económico de países emergentes e em vias de desenvolvimento, articulando com os objetivos e a estratégia do Estado Português em matéria de economia, cooperação e ajuda pública ao desenvolvimento”, e tem como acionistas o Estado (80,5%) e outros bancos como o Novo Banco, o BPI, o BCP e a Caixa Geral de Depósitos. A Sofid era uma das instituição que se admitia virem a ser integradas no banco de fomento, antes de ter sido decidida a fusão da IFD e da PME Investimentos na SPGM.

Bernardo Ivo Cruz também já foi conselheiro económico e comercial nas embaixadas de Portugal no Reino Unido e no Brasil, onde dirigiu os centros de negócios da Aicep para América do Sul e para o Reino Unido e Irlanda. “Na iniciativa privada, fundou e foi Global Managing Partner do True Bridge Consultancy Group com sede em Londres, foi presidente da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa no Reino Unido, representou a Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Brasil) na Europa e foi partner da Leadership Business Consulting”, pode ler-se na nota curricular publicada junto com a sua nomeação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bernardo Ivo Cruz sai da liderança da Sofid e vai para a presidência portuguesa da UE em Bruxelas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião