“Não há poder de veto a influenciar a decisão final da Comissão”, diz Ursula von der Leyen

  • ECO
  • 23 Julho 2020

A presidente da Comissão Europeia garante que nenhum país poderá vetar a transferência de verbas para outro.

Os 27 líderes dos Estados-membros da União Europeia chegaram a acordo quanto à composição de um fundo de 750 mil milhões de euros para combater a crise provocada pela pandemia de Covid-19. Ursula von der Leyen assegura que nenhum país terá poder para vetar a transferência de verbas, diz a presidente da Comissão Europeia à SIC e ao Expresso (acesso condicionado).

“É completamente compreensível que os Estados membros questionem ou tenham dúvidas sobre a implementação de reformas e a forma como o dinheiro do Fundo de Recuperação é gasto noutros países da União Europeia. As questões podem ser discutidas, mas não há poder de veto a influenciar a decisão final da Comissão”, diz Ursula von der Leyen.

Em entrevista ao Expresso e à SIC, Ursula von der Leyen garante que a Comissão não abdicou das competências que tem e que continua a ser ela a decidir sobre os pagamentos de fundos aos países. “A Comissão tem competências muito claras estabelecidas nos Tratados e nós defenderemos essas competências”, diz a presidente da Comissão Europeia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Não há poder de veto a influenciar a decisão final da Comissão”, diz Ursula von der Leyen

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião