Google Trends: A grande trovoada, o regresso de Jesus ao Benfica e o canil de Santo Tirso

  • Tiago Lopes
  • 25 Julho 2020

O regresso de Jorge Jesus ao Benfica marcou a atualidade cá dentro. Lá fora, a corrida à Casa Branca conta com mais um candidato. Nos negócios, a guerra da China contra o mundo tem novos episódios.

O regresso de Jorge Jesus ao Benfica centrou grande parte das atenções dos portugueses nas pesquisas do Google esta semana. Já o anúncio da candidatura de Kanye West à Casa Branca foi o assunto internacional a que os portugueses deram mais atenção. Nos negócios. Nos negócios, a ameaça da China de proibir alguns fornecedores de trabalharem com marcas europeias está a preocupar a Nokia e a Ericsson.

Cá dentro

O regresso de Jorge Jesus ao Benfica, cinco anos depois de ter abandonado o comando técnico do clube, e a incerteza sobre se o Desportivo das Aves ia ou não comparecer no jogo frente aos encarnados, mereceu toda a atenção dos portugueses nas pesquisas no Google na semana que agora termina.

Aliás, dos cinco tópicos mais pesquisados, os três primeiros foram relacionados com futebol em Portugal. Entre os vários episódios que envolveram o Benfica durante a semana, o destaque foi o jato particular fretado pelo presidente Luís Filipe Vieira e que teve ampla cobertura em todos os meios de comunicação. À chegada de Jesus a Portugal, lá estavam as habituais motas que se certificaram que o técnico português chegava em segurança a casa, junto da família.

Uma semana depois de ter confirmado que é novo campeão nacional, o FC Porto entrou em campo para a fazer a festa frente ao Moreirense. E que festa. No final, uma vitória dos dragões por 6-1 justificava os festejos no relvado. Fora das quatro linhas, a festa também foi grande, como revelam as pesquisas do Google através da curiosidade dos adeptos em acompanhar cada passo da festa do 29.º título de campeão português para o FC Porto.

Cristiano Ronaldo continua a merecer toda a atenção do público português, quer seja a jogar pela seleção nacional ou pela Juventus. O futebolista continua em grande destaque e está na corrida para ser o melhor marcador desta época no campeonato italiano.

No encontro desta semana frente à Lazio, Ronaldo apontou os dois golos da vitória e chegou à marca dos 30 golos, passando para primeiro lugar na lista de melhores marcadores com o mesmo número de golos que Ciro Immobile. Já na quinta-feira, o jogador italiano apontou mais um golo na vitória da Lazio frente ao Cagliari e passou para o primeiro lugar isolado, já que a Juventus perdeu por 2-1 frente à Udinese no jogo que podia dar o título. Cristiano Ronaldo ainda tem mais três jogos a disputar no campeonato italiano para conseguir vencer o título de melhor marcador.

A madrugada de terça-feira ficou marcada por uma forte trovoada de norte a sul do país, apanhando todos de surpresa. Na região da Grande Lisboa, foram muitas as imagens captadas do fenómeno raro e colocadas nas redes sociais por vários utilizadores. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), foram registadas mais de 13.500 descargas elétricas em Portugal Continental, das quais mais de 2.600 atingiram o solo. Nos distritos de Castelo Branco, Santarém, Lisboa e Setúbal foram registadas 76 ocorrências relacionadas com esta trovoada que provocou dezenas de ignições, avançou a Proteção Civil.

O incêndio em Santo Tirso que matou mais de 50 animais, e levou o presidente da Câmara de Santo Tirso, Alberto Costa, a suspender o veterinário municipal, foi outro dos temas mais pesquisados no Google na semana que passou. O canil onde os animais se encontravam era, alegadamente, ilegal, e vinha a ser alvo de queixas desde 2017.

Os populares que tentaram salvar os animais e o partido PAN disseram que foram impedidos de entrar no canil pelos donos do espaço. Depois deste incidente, foi criada uma petição na internet a pedir “justiça pela falta de prestação de auxílio aos animais do canil cantinho 4 patas em Santo Tirso”, que já conta com mais de 100 mil assinaturas.

Lá fora

  1. Guarda das SS condenado por crimes nazis. Bruno D, antigo guarda das SS, foi condenado por um tribunal alemão por ter ajudado no homicídio de 5.232 prisioneiros num campo de concentração nazi durante a Segunda Guerra Mundial. O homem, agora com 93 anos, recebeu uma pena suspensa de dois anos, uma vez que, na altura dos crimes, Bruno D. tinha apenas 17 ou 18 anos, tendo sido julgado como um menor. De acordo com o tribunal de Hamburgo, ficou provado que esteve envolvido nas mortes ocorridas entre agosto de 1944 e abril de 1945.
  2. Os segredos que podem afetar “o coração da Casa Real”. A ex-amante do rei Juan Carlos enviou uma carta a Felipe VI, onde ameaça revelar segredos que podem atingir “o coração da Casa Real”. De acordo com o El Mundo, as ameaças da alemã Corinna Larsen surgiram depois do atual rei de Espanha recusar nomear um negociador para falar com a ex-amante de Juan Carlos e que poderiam ajudar a resolver os problemas judiciais pendentes entre as várias partes. “Parece que não entenderam a seriedade das questões abordadas e do seu possível impacto na Casa Real”, escreveu Corinna.
  3. Candidato inesperado. E, quase à última hora, surge mais um candidato na corrida à Casa Branca. O músico Kanye West iniciou a sua campanha presidencial ao aparecer vestido com um colete à prova de bala e com o número 2020 rapado no cabelo. Entre as várias promessas que fez, houve uma que se destacou e que já mereceu muitos comentários nos Estados Unidos e não só. O rapper prometeu dar um milhão de dólares às mães que escolham ter bebés. Kanye West terminou o seu discurso a falar da intervenção de Deus. “Às vezes, as pessoas são controladas por demónios, às vezes as pessoas são controladas pelo ambiente em que estamos, mas somos todos pessoas de Deus, não há pessoas más. Há pessoas perdidas, mas somos todos pessoas de Deus”, disse.

Nos negócios

  1. Fornecedora da Apple na China na lista negra dos EUA. A O-Film, empresa chinesa que produz módulos para ecrãs táteis e câmaras fotográficas e que fornece este tipo de componentes à Apple para a produção dos iPhones, é a mais recente vítima da “lista negra” criada pelo executivo de Donald Trump. De acordo com Washington, o motivo da criação desta lista, da qual também faz parte a Huawei, prende-se com uma alegada violação dos Direito Humanos que a China tem levado a cabo contra os Uighur, uma minoria muçulmana no país. Segundo a acusação do departamento do comércio dos EUA, a O-Film recorre a trabalho forçado de pessoas Uighur.
  2. China ameaça cortar com Nokia e Ericsson. Depois da decisão do Reino Unido de banir a Huawei do 5G, a China ameaça agora proibir a exportação de materiais produzidos naquele país e que são usados em marcas como a Nokia ou a Ericsson caso a União Europeia decida seguir o mesmo caminho do Reino Unido. Para já, ainda não está nada decidido, mas a verdade é que são muitas as notícias nos últimos tempos que podem indicar mais restrições à marca chinesa no Velho Continente.
  3. TikTok quer contratar 10.000 pessoas. Numa altura em que a maior parte das marcas de todo o mundo estão a ser gravemente afetadas pela pandemia do Covid-19, e que o próprio governo dos Estados Unidos deu a entender que pode vir a bloquear o acesso à aplicação para todos os utilizadores norte-americanos, a rede social do momento divulgou que pretende contratar 10.000 pessoas para reforçar a sua equipa. Segundo a empresa chinesa, entre as ofertas estão “trabalhos bem pagos” que permitirão continuar a “garantir uma experiência divertida e segura, e proteger a privacidade” da comunidade TikTok.

Nota: A Google Trends é uma rubrica semanal, publicada todos os fins de semana, que resume os temas mais populares da internet com base na ferramenta homónima da Google. É assinada pelo jornalista do ECO Tiago Lopes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Google Trends: A grande trovoada, o regresso de Jesus ao Benfica e o canil de Santo Tirso

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião