F1 regressa a Portugal. Portimão recebe prova a 25 de outubro

É oficial. Portugal vai receber a Fórmula 1 de 23 a 25 de outubro. Prova vai realizar-se no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão.

Depois de muita espera, a Fórmula 1 revelou que a prova rainha do desporto automóvel vai mesmo passar por Portugal, nomeadamente pelo Autódromo de Portimão. Evento vai ter lugar entre 23 e 25 de outubro, contando com público nas bancadas.

O Grande Prémio irá regressar a Portugal pela primeira vez desde 1996 depois de a Fórmula 1 ter adicionado as corridas em Portimão, bem como aos circuitos de Imola (Itália) e Nurburgring (Alemanha) ao calendário de 2020″, refere o site oficial da prova.

O Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, “será palco do Grande Prémio de Portugal — a sua primeira corrida de F1 de sempre — entre 23 e 25 de outubro, duas semanas depois do Grande Prémio de Eifel, em Nurburgring”.

“Estamos muito felizes por continuarmos a fazer fortes progressos na conclusão dos nosso planos para a temporada de 2020 e entusiasmados por darmos as boas-vindas a Nurburgring, Portimão e Imola ao calendário revisto” das provas, disse Chase Carey, chairman e CEO da Formula 1.

Ni Amorim, presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, diz que a prova portuguesa contará com público nas bancadas, ao contrário do que vai acontecer com a fase final da Liga dos Campeões, que se realizará em agosto. “Vamos ter uma prova uma público, a menos que haja uma catástrofe”, disse, citado pela Tribuna Expresso.

A organização está a trabalhar com “vários cenários, com diferentes cargas de público”, disse a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques. Ou seja, mediante a evolução da pandemia no país, poderá haver maiores ou menos restrições para assistir ao vivo à prova. Mesmo que haja poucos lugares, a corrida será transmitida em direto pela Eleven Sports.

Um regresso… 24 anos depois

A prova portuguesa decorre depois do Grande Prémio realizados na Alemanha e antes do de Itália, sendo que esta vaga surge num ano marcado por uma série de cancelamentos por causa da pandemia de Covid-19.

Ao todo, já foram canceladas ou adiadas 13 das 22 corridas da temporada, mas os responsáveis do campeonato esperam ter um calendário com 15 a 18 corridas até ao fim deste ano. Foram estes cancelamentos que abriram a porta à utilização de novos circuitos na segunda metade da temporada do Mundial de Fórmula 1, como o de Portimão.

A última prova de Fórmula 1 realizada em Portugal foi há 24 anos. Foi em 1996, no Estoril, a última vez que se ouviram os monolugares em território nacional, num Grande Prémio que contou com nomes históricos da modalidade.

O canadiano Jacques Villeneuve (Williams) foi o último vencedor da prova, deixando o seu companheiro de equipa, o britânico Damon Hill, na segunda posição. O alemão Michael Schumacher, em Benetton, completou o pódio, mas viria a perder o título nesse ano para Hill.

(Notícia atualizada às 15h24 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

F1 regressa a Portugal. Portimão recebe prova a 25 de outubro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião