Ryanair perde 185 milhões no primeiro trimestre fiscal devido à pandemia

  • Lusa
  • 27 Julho 2020

A companhia irlandesa diz que é o período "mais difícil" dos seus 35 anos de existência, em que teve uma quebra de 99% no tráfego aéreo e 99% da frota parada.

A Ryanair perdeu 185 milhões de euros no primeiro trimestre fiscal (abril-junho), devido à pandemia de coronavírus, um período que a companhia aérea irlandesa considera como o “mais difícil” dos seus 35 anos de história.

A empresa sediada em Dublin lembrou que os confinamentos decretados na Europa causaram uma queda de 99% no tráfego aéreo entre abril e junho. No anterior exercício fiscal a empresa tinha registado um lucro de 243 milhões de euros.

A companhia aérea, líder na Europa nos voos de baixo custo, também indicou que 99% de sua frota permaneceu em terra durante as restrições que causaram milhares de cancelamentos.

A companhia em maio anunciou um plano de restruturação onde previa o despedimento de 3.000 trabalhadores na Europa. No início de julho, 96% dos pilotos da Ryanair aceitou um corte nos seus salários para salvaguardar os postos de trabalho que estavam ameaçados de despedimento.

A pandemia já provocou mais de 645 mil mortos e infetou mais de 16 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência de notícias France-Presse (AFP). Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ryanair perde 185 milhões no primeiro trimestre fiscal devido à pandemia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião