Governo seleciona 37 projetos de hidrogénio que vão investir nove mil milhões de euros

Seguem para a fase seguinte metade das 74 manifestações de interesse apresentadas ao Governo e relacionadas com a preparação da candidatura portuguesa ao estatuto IPCEI.

O Ministério do Ambiente e da Ação Climática indicou que metade dos projetos de hidrogénio vão passar à fase seguinte. Das 74 manifestações de interesse apresentadas ao Governo e relacionadas com a preparação da candidatura portuguesa ao estatuto IPCEI – Projeto Importante de Interesse Europeu Comum para o Hidrogénio, avançam assim 37, depois da triagem efetuada pelo Comité de Admissão.

Estes 37 projetos representam um investimento de cerca de nove mil milhões de euros, informou o MAAC, em comunicado, um valor acima dos sete mil milhões de investimento privado inicialmente previstos.

“Os projetos com potencial para integrar a candidatura IPCEI permitiram estimar os valores de investimento potencial e identificar os fatores críticos, por componente da cadeia de valor”, disse o Governo em comunicado, na sequência do Info Day realizado esta segunda-feira e que teve como objetivo “clarificar eventuais complementaridades nas manifestações de interesse submetidas e promover sinergias entre os participantes”.

As 37 empresas foram convidadas pelo Governo para apresentarem os seus projetos mais em pormenor neste Info Day. EDP, Galp, Fusion Fuel, Resilient Group, foram algumas delas, ao que apurou o ECO/Capital Verde.

Para estes 37 projetos escolhidos, passar à fase seguinte significa que se inicia agora “um processo mais aprofundado, que exige mais detalhe de informação e de verificação das orientações específicas e transdisciplinares, definidas para a análise da compatibilidade com o mercado interno. Será ainda necessário estabilizar os valores de investimento e obter informação técnica e financeira mais detalhada. Este trabalho de aprofundamento permitirá selecionar os projetos que integrarão a candidatura IPCEI e será desenvolvido pelos participantes selecionados pelo Comité em estreita articulação com as entidades nacionais”, disse o MAAC no mesmo documento, sem divulgar a lista dos 37 eleitos pelo Comité de Admissão de Projetos.

Este comité integra as áreas governativas da Economia e Transição Digital, do Ambiente e da Ação Climática, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e dos Negócios Estrangeiros. O Comité contou com o apoio técnico da Direção Geral de Energia e Geologia e do Laboratório Nacional de Energia e Geologia e foi criado no âmbito do despacho nº 6403-A/2020, de 17 de junho, que procedeu à abertura do período para a manifestação de interesse.

Quanto aos excluídos, as propostas que tiveram parecer desfavorável, o Governo diz que “continuam a ser uma mais-valia na cadeia de valor do hidrogénio e na prossecução da Estratégia Nacional para o Hidrogénio (EN-H2). Poderão, por isso, candidatar-se ao aviso do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, no valor de 40 milhões de euros, bem como a outras fontes de financiamento setoriais e disponíveis no âmbito do Portugal 2020 e, ainda, a fontes europeias (por exemplo, o programa Horizon Europe)”.

(Notícia atualizada pela última vez às 19h55)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo seleciona 37 projetos de hidrogénio que vão investir nove mil milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião