PIB da Zona Euro contraiu 15%. França, Espanha e Itália com maior recessão que Portugal

O Eurostat divulgou esta sexta-feira a estimativa rápida do PIB do segundo trimestre. Na Zona Euro, a quebra homóloga foi de 15% e em cadeia de 12,1%.

A economia da Zona Euro contraiu 15%, em termos homólogos, no primeiro trimestre de 2020 no qual já foi totalmente afetada pela pandemia. Já face ao trimestre anterior, em cadeia, a quebra foi de 12,1%. Os dados foram divulgados esta sexta-feira pelo Eurostat na estimativa rápida do PIB.

Também na Europa, como seria expectável, a contração da economia chegou a níveis históricos. “Estas foram de longe as maiores quedas observadas desde que a série histórica começou em 1995“, destaca o gabinete europeu de estatísticas.

À semelhança do INE, o Eurostat avisa que esta estimativa rápida é feita com base em informação incompleta pelo que a probabilidade de revisão dos valores é superior, ainda para mais dada a incerteza da pandemia. A próxima estimativa, tal como em Portugal, é divulgada a 14 de agosto.

Na média da União Europeia, incluindo mais países além da Zona Euro, a contração económica foi ligeiramente inferior: o PIB caiu 14,4% em termos homólogos e 11,9% em cadeia.

No primeiro trimestre, a economia da Zona Euro tinha registado uma contração homóloga de 3,3% e de 3,8% em cadeia.

Espanha, França e Itália com contrações superiores a Portugal

Neste momento, o Eurostat só divulga os valores para 10 países da União Europeia, o que limita a comparação entre a dimensão da contração económica em Portugal face a outros Estados-membros.

Ainda assim, é possível dizer que, para já, a economia portuguesa registou um desempenho menos negativo em comparação com outros países do sul da Europa, como é o caso de Espanha e de Itália, e ainda de França. Em termos homólogos, a economia espanhola contraiu 22,1%, a economia italiana caiu 17,3% e a economia francesa encolheu 19% no segundo trimestre. Já Portugal registou uma contração de 16,5%.

Os restantes seis países para os quais há dados registaram quedas do PIB mais baixas do que Portugal. É o caso da Bélgica (-14,5%), Áustria (-13,3%), Alemanha (-11,7%), República Checa (-10,7%), Letónia (-9,6%) e a Lituânia (-3,7%).

(Notícia atualizada às 10h22 com mais informação e uma correção: a contração homóloga do PIB da Zona Euro foi de 15%, e não de 12,1%, e em cadeia foi de 12,1% e não de 15%)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PIB da Zona Euro contraiu 15%. França, Espanha e Itália com maior recessão que Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião