Agência Espacial Europeia vai construir dois satélites para medir emissões de CO2

  • Lusa
  • 31 Julho 2020

A Agência Espacial Europeia assinou um contrato de 445 milhões de euros para a construção dos 2 primeiros satélites para monitorizar as emissões de CO2 na atmosfera, em resultado da atividade humana.

A Agência Espacial Europeia (ESA) anunciou esta sexta-feira que assinou um contrato de 445 milhões de euros para a construção dos dois primeiros satélites para monitorizar as emissões de dióxido carbono (CO2) na atmosfera geradas pela atividade humana.

O contrato foi assinado com o consórcio liderado pela empresa aeroespacial alemã OHB System AG, refere em comunicado a ESA, assinalando que se trata da primeira missão a medir a quantidade de CO2 libertada na atmosfera em consequência da atividade humana.

Segundo a ESA, os dados recolhidos serão usados para “ajudar a implementar as metas estabelecidas no Acordo de Paris”, aprovado em 2015 e que rege as medidas de emissão de gases com efeito de estufa (incluindo CO2) para conter o aquecimento global abaixo de 2ºC, preferencialmente em 1,5ºC.

As medições que forem feitas através dos novos satélites, cuja data para a sua operacionalização não foi mencionada no comunicado, permitirão ainda obter dados comparáveis à escala global.

A empresa subcontratante francesa Thales Alenia Space irá fornecer os instrumentos de medição das emissões de CO2. A missão enquadra-se no programa europeu Copernicus de observação da Terra e monitorização ambiental.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Agência Espacial Europeia vai construir dois satélites para medir emissões de CO2

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião