Fisco esclarece dúvida sobre desconto para a ADSE
Autoridade Tributária e Aduaneira salienta que as contribuições são obrigatórias e são "objeto de dedução específica".
As contribuições para a ADSE — o subsistema de saúde da Função Pública — são objeto de dedução específica, esclarece uma circular da Autoridade Tributária.
De acordo com o documento, subsistiam dúvidas “na qualificação das respetivas contribuições” para efeitos do artigo do Código do IRS que indica que ao rendimento bruto dos trabalhadores dependentes devem ser deduzidos 4.104 euros ou o montante das contribuições obrigatórias para regimes de proteção social e subsistemas legais de saúde que excedam esse limite.
“As contribuições efetuadas pelos trabalhadores inscritos na ADSE, durante o período de validade da sua inscrição têm caráter obrigatório, sendo que as mesmas são objeto de cobrança coerciva, através do processo judicial tributário dada a natureza pública destas contribuições”, começa por explicar a circular datada de 16 de dezembro.
O documento explica ainda que este subsistema administrado pela ADSE não tem “finalidades complementares de outros níveis de proteção (dado inclusive a impossibilidade legal de cumulação com outros Subsistemas de Saúde Públicas) e acrescenta que “o caráter não complementar” é uma “característica” dos subsistemas legais de saúde ou dos regimes de Segurança Social abrangidos por aquele artigo do Código do IRS.
Assim, as contribuições para a ADSE “são objeto de dedução específica” naquele âmbito, conclui.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Fisco esclarece dúvida sobre desconto para a ADSE
{{ noCommentsLabel }}