Primeira SIGI portuguesa estreia-se com a compra de cinco ativos por 37 milhões

Criada pela Sonae Sierra e pelo Bankinter, a Ores comprou cinco superfícies comerciais com supermercados e hipermercados localizados em Asprela, Mozelos, Covilhã, Faro e Reboleira.

A primeira Sociedade de Investimento e Gestão Imobiliária (SIGI) criada em Portugal já se estreou na compra de ativos. A Olimpo Real Estate (Ores), fundada pela Sonae Sierra e pelo Bankinter, adquiriu cinco superfícies comerciais no país, num investimento total de 37 milhões de euros.

Lançada em dezembro do ano passado, a SIGI já “comprou cinco superfícies comerciais urbanas em Portugal, pelo valor de 37 milhões de euros, numa transação sem precedente no país”, lê-se no comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). O portefólio, com uma área total de 21.227 metros quadrados, é composto por supermercados e hipermercados localizados em Asprela, Mozelos, Covilhã, Faro e Reboleira.

No mesmo documento, a Ores refere que os estabelecimentos comerciais têm “contratos de arrendamento de longa duração”, detalhando que quatro são com o Continente e um com o Pingo Doce.

O ECO sabe que quatro destes imóveis — Continente Covilhã (inserido no Serra Shopping), Continente Modelo Mozelos, Continente Modelo de Faro e Continente Bom Dia da Asprela — foram comprados à Sonae MC, subsidiária da Sonae, que informou esta quarta-feira da venda de “quatro ativos de retalho alimentar” localizados no país por um total de 34 milhões de euros, continuando nos mesmos como arrendatária.

“Esta operação (…) reafirma (…) o nosso compromisso com o desenvolvimento económico em Portugal e representa um contributo importante para a dinamização de um dos seus setores mais relevantes”, diz Alberto Ramos, CEO do Bankinter Portugal, citado em comunicado.

Por sua vez, Alexandre Fernandes, head of asset management da Sonae Sierra, salienta que “estas primeiras aquisições representam um passo muito importante na execução da estratégia de investimento” da Ores. O responsável diz que a empresa continua atenta ao mercado, onde tem identificado “vários ativos imobiliários que reúnem as condições para se integrarem neste portefólio no curto e médio prazo“.

A Ores foi lançada em dezembro do ano passado e é a primeira SIGI a ser criada no país, detida em 12% pelo Bankinter e em 5,14% pela Sonae Sierra. No final de junho estreou-se na bolsa de Lisboa com uma capitalização bolsista de 50,2 milhões de euros, prometendo entregar 90% dos resultados dos investimentos imobiliários aos acionistas.

(Notícia atualizada às 11h37 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Primeira SIGI portuguesa estreia-se com a compra de cinco ativos por 37 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião