Concorrência entre táxis autónomos acelera em Xangai
Há um novo serviço de táxis autónomos nas ruas da China. Chama-se RoboTaxis e vai arrancar no bairro de Jiading, não muito longe do centro de Xangai.
A AutoX anunciou o lançamento de um serviço de táxis com automóveis autónomos em Xangai, na China. De acordo com o TechCrunch, o RoboTaxis arrancará com 100 veículos, que poderão ser requisitados através da AutoNavi, app detida pela Alibaba. Este novo serviço irá competir com o Didi, uma outra plataforma que, desde o final de junho, já está a testar o uso de carros autónomos como táxis, na mesma região chinesa.
O RoboTaxis começará por estar disponível no bairro de Jiading, área suburbana próxima do centro de Xangai, mas menos congestionada do que essa última região. Também o Didi escolheu o bairro de Jiading para lançar o seu serviço, poucas semanas depois de ter levantado 500 milhões de dólares em investimento para projetos ligados à condução autónoma.
Questionado sobre a concorrência, a COO da AutoX destacou como uma das vantagens da sua empresa a lista de investidores, que inclui fabricantes de equipamentos e a gigante Alibaba. A mesma responsável lembrou que a AutoX já tem um serviço semelhante num bairro de Shenzhen, o que tem trazido à empresa experiência de utilização de veículos autónomos em áreas com elevada densidade populacional.
Atualmente, a AutoX é uma das três únicas empresas na Califórnia, nos Estados Unidos, com licença para oferecer serviço de táxi com carros autónomos e é, de resto, a única que está focada no mercado chinês. A sede da AutoX é em São Francisco.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Concorrência entre táxis autónomos acelera em Xangai
{{ noCommentsLabel }}