Há 43 mil funcionários públicos a trabalhar a partir de casa

  • ECO
  • 24 Agosto 2020

Dados do Ministério da Administração Pública (MMEAP) revelam que, no final de junho, havia 43 mil funcionários públicos em teletrabalho, sem contar com enfermeiros, médicos e professores.

Com a pandemia do novo coronavírus, o teletrabalho ganhou tração. Foi a solução no privado, mas também no setor público, para manter a atividade num período marcado pela necessidade de confinamento para evitar a propagação do vírus, tendo levado a que no Estado cerca de 43 mil trabalhadores tenham ficado a trabalhar a partir de casa.

Dados do Ministério da Administração Pública (MMEAP) cedidos ao Jornal de Negócios (acesso pago) mostram que a 30 de junho “estavam em teletrabalho cerca de 43 mil trabalhadores”, dos quais “39% em teletrabalho total”, ou seja, permanentemente, “e 61% em teletrabalho parcial”.

“Isto significa que 24% dos trabalhadores cujas funções são compatíveis com o teletrabalho estavam em algum regime de teletrabalho no final de junho”, refere o MMEAP, considerando os 179 mil trabalhadores com funções compatíveis com o teletrabalho. Esta percentagem coincide com a meta anunciada (25%) pelo Governo, embora destes números estejam excluídas profissões como forças e serviços de segurança e de socorro, forças armadas, gestão e manutenção de infraestruturas essenciais, médicos e enfermeiros, bem como professores.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há 43 mil funcionários públicos a trabalhar a partir de casa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião