Qual o maior Governo de sempre em Portugal? E o mais pequeno?

A dimensão do Governo tem sido utilizada para ganhos políticos: há os minimalistas que argumentam com as poupanças para o Estado e os mais ambiciosos que referem as muitas prioridades do país.

O maior Governo de sempre e o mais pequeno estão separados por poucos anos e ambos foram utilizados para ganho político.

O primeiro trata-se do atual Executivo, o 22.º Governo constitucional da República portuguesa, e é liderado por António Costa. Além do primeiro-ministro, há 19 Ministérios compostos por 19 ministros e 50 secretários de Estado. No total, o atual Governo tem 70 membros e foi apelidado desde logo como o maior da democracia portuguesa, superando os 18 ministros do Governo de Pedro Santana Lopes.

Em reação às críticas quanto entregou a lista do seu Executivo, Costa ripostou: “Os Governos não se medem em função do número de membros, mas devem ter uma orgânica ajustada ao programa do Governo e às prioridades do país“. O primeiro-ministro explicou em concreto o porquê de ter autonomizado num ministério assuntos como o planeamento, a coesão territorial e ainda o da modernização e administração pública.

Se o atual é o maior Executivo de sempre, basta recuar cerca de oito anos para encontrar o Governo mais pequeno de sempre: foi o de Pedro Passos Coelho e Paulo Portas, com o PSD em coligação com o CDS, em 2011. Ao todo, esse Governo, que não tinha um Ministério da Cultura, por exemplo, tinha apenas 11 ministros: além do primeiro-ministro e Portas, estava Vítor Gaspar, Aguiar-Branco, Miguel Macedo, Paula Teixeira da Cruz, Miguel Relvas, Álvaro Santos Pereira, Assunção Cristas, Paulo Macedo, Nuno Crato e Pedro Mota Soares.

O Governo com menos membros em ministros e secretários de Estado de que há memória em Portugal”, prometeu Pedro Passos Coelho na campanha das legislativas de 2011, sinalizando que a obrigação de cortar custos vinha também do Executivo. O ex-primeiro-ministro viria a cumprir essa promessa, mas ao longo da legislatura o Governo foi ganhando tamanho com as remodelações e terminou com 15 ministros.

Antes do Governo de Passos Coelho, a marca de Governo mais pequeno também pertencia ao PSD. Foi no primeiro Governo de Cavaco Silva e no de Francisco Sá Carneiro, ambos na década de 80, com Executivos de 13 ministros mais o respetivo primeiro-ministro.

Quanto custa fazer uma máscara? Quanto gasta cada família com as telecomunicações? Quanto cobra uma imobiliária para vender a casa? Ou qual a profissão mais bem paga do país? Durante todo o mês de agosto, e todos os dias, o ECO dá-lhe a resposta a esta e muitas outras questões num “Sabia que…”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Qual o maior Governo de sempre em Portugal? E o mais pequeno?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião