Hoje nas notícias: despedimentos, SURE e Autoeuropa

  • ECO
  • 25 Agosto 2020

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Quase um quinto dos novos desempregados que se inscreveram nos centros de emprego entre março e julho foram “despedidos”, ao mesmo tempo, Portugal pediu 5,9 mil milhões de euros no âmbito do programa SURE, que servirá para financiar lay-off simplificado. A Autoeuropa já retomou a produção em níveis pré-Covid-19, esperando produzir quase 900 carros por dia em dias de semana. A marcar o dia está ainda a notícia de que a pandemia “tirou” 5,2 mil milhões de euros aos movimentos do Multibanco no segundo trimestre deste ano.

Um em cada cinco novos desempregados foi despedido

Quase um quinto (19%) dos novos desempregados que se inscreveram nos centros de emprego ao longo dos cinco meses que marcam o arranque desta crise – entre março e julho – foram “despedidos”, de acordo com dados do IEFP. O número de novas inscrições por causa de despedimento atingiu as 47 mil pessoas entre março e julho, num aumento de 123% face ao mesmo período do ano anterior. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Autoeuropa retoma produção para nível pré-pandemia

A Autoeuropa já está a produzir tantos carros como antes do período em que a pandemia travou o motor das exportações nacionais. “Estamos em capacidade máxima: vamos conseguir produzir 890 carros por dia de segunda a sexta e ainda 620 ao sábado e ao domingo”, assegurou o o coordenador da comissão de trabalhadores, Fausto Dionísio. A fábrica do grupo Volkswagen, em Palmela, retomou na segunda-feira as quatros equipas de laboração, por forma a responder às encomendas provenientes do mercado alemão. Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso livre).

Portugal espera 5,9 mil milhões do SURE para apoiar lay-off

Portugal pediu 5,9 mil milhões de euros no âmbito do programa SURE, verba que ainda aguarda aprovação por parte de Bruxelas. O Governo fez um pedido de financiamento de “cerca de 5,9 mil milhões de euros”, diz fonte oficial do Ministério das Finanças. Este valor fica apenas atrás dos solicitados por Itália (27,4 mil milhões), Espanha (21,3 mil milhões), Polónia (11,2 mil milhões) e Bélgica (7,8 mil milhões), alguns dos 15 países que já receberam “luz verde” de Bruxelas para este apoio às medidas de manutenção do emprego adotadas em plena pandemia. Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

Multibanco perde 5,2 mil milhões com a Covid-19

A pandemia da Covid-19 tirou 5,2 mil milhões de euros ao Multibanco. De acordo com os dados da SIBS, os movimentos caíram para 13,7 mil milhões de euros no segundo trimestre do ano, ou seja, menos 5,2 mil milhões do que no período homólogo. Contas feitas são menos 58,7 milhões de euros por dia. Entre abril e junho, a quebra de movimentos com cartão de débito foi superior a 40%, face a igual período do ano passado. Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

Duas mil camas de alojamento local para estudantes do Ensino Superior

Vão ser disponibilizadas duas mil camas em alojamentos locais para os estudantes do ensino superior. Em julho, o Governo tinha adiantado que no próximo ano letivo haverá mais 1.000 camas para estudantes e que estava a ser estudada a hipótese de transformar imóveis de alojamento local em residências estudantis. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (link indisponível).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: despedimentos, SURE e Autoeuropa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião